Ir para o conteúdo
Menu fechado

O que podemos entender por indivíduos e sociedade nos dias de hoje?

Os indivíduos são seres inseridos na sociedade e que desempenham um papel muito importante em todos os processos de socialização, assim como no de concretização de ideias e ideais necessários para suprir as necessidades de um bem comum.

Assim, estabelece-se que uma sociedade é um sistema que se padroniza para manter uma boa relação entre os cidadãos nos espaços em convivem e onde passam a estabelecer valores e normas para que se promova um maior controle da sociedade.

A socialização nos dias atuais

A globalização é um processo que se torna um agente transformador nas relações humanas, aproximando cada vez mais as sociedades dos mais variados lugares, independente de sua localização no globo. Esse processo de globalização permite a percepção de realidades diferentes, tanto em relações econômicas e políticas quanto nos quesitos sociais, culturais e etnológicos.

Nesse sentido é que se desenvolvem ações sociais para uma interpretação mais coerente sobre as diferentes realidades sociais, em que se aplica uma visão mais reflexiva e humanizada sobre as diferentes culturas, hábitos e costumes, propagando o respeito à existência dos indivíduos e de suas particularidades na sociedade.

A sociedade em desenvolvimento

Acompanhando a perspectiva tecnológica, se percebe que se desenvolve a necessidade de especialização dos indivíduos constituintes da sociedade, pois esse espaço se torna cada vez mais competitivo e exigente, no qual o conhecimento e a informação são essenciais para o desenvolvimento e conscientização do ser.

Essas transformações são visíveis no mercado de trabalho, por exemplo, que se posiciona com a necessidade de profissionais especializados para o desempenho de suas funções; com as informações que possuem um impacto significativo na formação social e atingem a sociedade com uma velocidade indescritível; com um ensino adaptado para a era tecnológica em que nos encontramos e com os processos de inclusão e como uma forma de humanizar e despertar o respeito de espaço a todos os indivíduos na sociedade.

As sociedades e a era da informação

Ao avançar com uma abrangência tecnológica e com alcance no espaço global, a informação é cada vez mais ampla e tem a capacidade de impactar as diversas constituições de sociedade. Isso porque as sociedades se organizam de acordo com um senso comum, em um sistema semiaberto, onde os indivíduos se desenvolvem e convivem em uma estrutura organizada para o bem de todos.

No entanto, nessa nova era da informação, a tecnologia amplia os horizontes do conceito de sociedade fazendo indivíduos de diferentes localidades se identificar e se modificar de acordo com realidade do outro. As visões de mundo tendem a se tornar mais humanizadas e as constituições sociais passam a sofrer influencias sobre novas ações transformadoras nesses espaços.

Assim, nossas ações são criadas com a finalidade de impactar na sociedade de forma positiva, melhorando as condições de subsistências de indivíduos em diferentes realidades sociais e que passam a ser percebidos nesses espaços a partir de um olhar humanitário e mais inclusivo.

Compreender as diferentes realidades sociais fundamentais para os processos de inclusão e para a humanização dos sistemas nas sociedades.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Benefícios da música para a saúde física e mental dos adultos