Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Diferença de Sustenido e Bemol

sustenido-nota-bemol-musica-acident

Meta descrição: Você conhece a diferença entre o sustenido e bemol? Compreender a natureza dessas notas acidentais é muito importante para todas as pessoas que almejam aprender música. Descubra mais nesse artigo!
Palavra-chave: sustenido e bemol

Sustenido e bemol são notas muito importantes para garantir a boa sonoridade de diversas melodias. Afinal, elas estão presentes em muitos campos harmônicos, bem como em canções que fazem grande sucesso nas paradas musicais. Mas qual é a diferença entre bemóis e sustenidos? Quer descobrir? Então aproveite a leitura desse artigo!

Sustenido e bemol: o que são?

Sustenido e bemol podem ser descritos como notas acidentais dentro de uma escala. Em outras palavras, eles residem no meio das notas consideradas naturais, de modo a respeitar as distancias menores presentes nas músicas ocidentais. De fato, a compreensão sobre a teoria musical tende a facilitar o trabalho de todos os músicos.

Nesse sentido, aprender as diferenças entre sustenido e bemol pode ajudar a compreensão sobre a harmonia da música. Até porque será possível entender a lógica dos acordes que compõem as melodias. Além disso, essas notas acidentais auxiliam o processo de passagem entre os acordes. Em algumas ocasiões elas são necessárias para alterar a tonalidade da música, proporcionando um tipo de ruptura.

Quais são as diferenças entre sustenido e bemol?

Antes de tudo, é importante compreender que as escalas são frequentemente utilizadas nos instrumentos tonais. Por isso elas apresentam notas capazes de orientar os músicos por meio de uma sequência ordenada. Diante disso, elas são compostas por intervalos de semitons e tons, de modo a representar uma distância perfeita de uma tonalidade para a outra.

Obviamente, as notas musicais mais conhecidas são: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Nesse sentido, os sustenidos e bemóis são notas que contêm acidentes e se localizam entre elas. Em suma, a distância de um intervalo provocado por elas é um semitom ou meio tom. Por fim, é possível mencionar que a distância de dois sustenidos ou dois semitons é, de fato, um tom. Mas, na pratica, dois sustenidos unidos são chamados de dobrado sustenido. Do mesmo modo, dois bemóis juntos se chamam dobrado bemol.

Para sintetizar a explicação, ao analisarmos uma nota musical como, por exemplo, o Lá (A), o bemol mantém mais proximidade com os graves, tornando-se Lá bemol (Ab). Em contrapartida, o sustenido mantém maior relação com os agudos, tornando-se Lá sustenido (A#). Assim sendo, sempre que o sinal de bemol (b) for acrescentado a um acorde, ocorrerá a diminuição de meio tom. De modo inverso, quando o sustenido (#) for colocado em uma nota musical, acontecerá à elevação de um semitom.

Quando os sustenidos e bemóis são utilizados?

Na verdade, as utilidades dos sustenidos e bemóis são inúmeras. Entretanto, separamos algumas bem usuais como:

  • construir determinadas passagens entre as notas mais próximas. Um exemplo consiste em passar do Lá (A) ao si (B) por meio do Lá sustenido (A#);
  • alcançar as notas de algum acorde específico melodicamente como, por exemplo, os famosos arpejos. Desse modo é possível construir uma sonoridade dinâmica. Em outras palavras, esse processo é denominado aproximação cromática;
  • criar a possibilidade de fazer modulações nas melodias, alterando a tonalidade delas. Na maioria das vezes esse mecanismo acontece de forma abrupta, causando uma sensação sonora de deslocamento e intensidade.

Como é possível perceber, o sustenido e bemol apresentam algumas particularidades muito importantes. Essas características tornam essas notas acidentais únicas e especiais. Gostou do post? Então navegue no nosso blog e descubra outros conteúdos relevantes! Aproveite também para descobrir como compor uma música.

Entenda as principais diferenças entre tom e semitom


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!