Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Coisas que não te contaram sobre teoria musical

teoria-musical-musica-estudo-conhecimento-entender-pratica

A teoria musical busca analisar, compreender, compor, classificar e se comunicar sobre a música, descrevendo através de palavras os elementos musicais e também a relação que há entre simbologia e performance de uma música. A teoria musical tenta enquadrar em ideias ou regras a prática da composição.

Esse estudo da música é muito importante para quem toca ou canta, mas com tantos termos, conceitos, regras e definições, muita coisa acaba passando despercebida. É por isso mesmo que preparamos uma lista com 5 coisas que não te contaram sobre teoria musical.

1. Permite entender a música como um todo

Muitos músicos pensam que não precisam estudar teoria musical porque já tocam um instrumento ou cantam. Embora a teoria musical não seja obrigatória para quem quer praticar, ela proporciona conhecimentos amplos e profundos sobre a música. Todo o conhecimento adquirido através da teoria musical faz com que você consiga entender a música de forma mais completa, ouvindo cada nota, instrumento, escala, entre outros elementos. Assim, você pode apreciar melhor a música e também entender verdadeiramente seus mecanismos.

2. Pode ser estudada por quem não toca

Geralmente quem estuda teoria musical está envolvido ou busca se envolver de forma mais profunda no mundo da música. Apesar disso, mesmo os amantes da música que não querem desenvolver suas habilidades de canto ou com algum instrumento podem se beneficiar dos conhecimentos da teoria musical. Isso porque, essas pessoas também aprenderão a apreciar a música de forma diferente e mais intensa, notando elementos que passam despercebidos por quem não estudou teoria musical.

3. Aumenta a criatividade

Quanto mais conhecimento obtemos, mais expandimos nossos horizontes e aumentamos nossas possibilidades. Assim, a teoria musical permite dominar vários elementos, aumentando nossa capacidade criativa e habilidades. Afinal, esse estudo não é uma decoreba de vários conceitos e sim o entendimento do que faz a música funcionar e ser boa.

4. Pode ser simples e legal

Muita gente se afasta da teoria musical porque acha que é um estudo maçante, que é muito difícil, que não irá agregar muita coisa ou que não é capaz de acompanhar. Boa parcela dos músicos acha que a parte prática é o aspecto divertido e é o suficiente para se aprimorar e melhorar. Entretanto, ao contrário do que muitos acham, a teoria musical pode ser bastante simples e fácil de entender, tudo depende da metodologia utilizada e das obras consultadas. Com o método certo, a teoria musical pode ser muito legal e instigante.

5. Conexão com a prática é fundamental

Um dos grandes erros ao aprender ou ensinar teoria musical é manter o estudo estritamente na teoria e deixar de lado a parte prática. O que aprendemos precisa ser executado, exercitado e testado – pois é só assim podemos entender e ter a real dimensão do que aquilo significa. Quem estuda teoria musical e não a aplica na sua prática está desperdiçando o conhecimento adquirido e as novas possibilidades que se abrem com ele. A teoria musical deve servir para que você seja um músico melhor.

5 motivos para estudar Teoria Musical


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!