Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como o TikTok está mudando a forma de consumir e produzir música no mundo?

sabra-música-tiktok-criar-artistas-impulsionar-tornou-usuários-conteúdo-faixa-sociais-vídeos-viralização

O TikTok é uma das redes sociais que mais crescem no mundo, e sua influência não se limita apenas à geração de conteúdo engraçado e criativo. Desde a sua chegada ao Brasil em 2019, o aplicativo tem transformado a maneira como as pessoas consomem e produzem música. Com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, o TikTok se tornou uma plataforma poderosa para impulsionar a descoberta de músicas e criar tendências na indústria da música.

O TikTok e a viralização musical

Um estudo realizado em 2020 pela empresa “Winnin 7” revelou um dado impressionante: das 10 músicas mais ouvidas no Spotify naquele ano, 7 delas viralizaram primeiro no TikTok. Isso mostra o poder que a plataforma tem de impulsionar músicas e artistas para o estrelato. A capacidade do TikTok de criar tendências musicais é evidente, e essa tendência só cresceu desde então.

Impulsionando a descoberta musical

Uma das principais maneiras pelas quais o TikTok está mudando a forma de consumir música é impulsionando a descoberta musical. Ao contrário de outras plataformas de mídia social, onde as músicas muitas vezes são compartilhadas em segundo plano, o TikTok coloca a música no centro da experiência do usuário. Os usuários frequentemente criam vídeos coreografados, dublagens e montagens que são sincronizados com músicas populares.

Isso significa que, ao navegar pelo feed do TikTok, os usuários são expostos a uma ampla variedade de músicas de diferentes gêneros e artistas. Muitas vezes, essas músicas são acompanhadas por desafios virais que incentivam os usuários a criar seu próprio conteúdo usando a mesma faixa. Isso cria uma dinâmica em que a música se torna parte integrante da cultura do TikTok, e as músicas podem se espalhar rapidamente e se tornar viral.

A viralização de músicas no TikTok

Um exemplo notável da viralização de músicas no TikTok é o sucesso da canção “Savage Love” de Jawsh 685 e Jason Derulo. A música se tornou um fenômeno global após se espalhar como um desafio no TikTok. Os usuários criaram vídeos dançando e dublando a música, e a faixa logo se tornou um dos hits mais populares do mundo. Isso demonstra como uma música pode se beneficiar enormemente da exposição no TikTok e como a plataforma pode lançar artistas e faixas para o estrelato.

Colaborações entre artistas e criadores de conteúdo

O TikTok também tem promovido colaborações únicas entre artistas e criadores de conteúdo. Muitas vezes, músicos convidam TikTokers populares para criar vídeos com suas músicas, o que ajuda a impulsionar a visibilidade da faixa. Da mesma forma, os TikTokers podem usar músicas de artistas para criar vídeos virais que beneficiam ambas as partes.

Essas colaborações geram uma sinergia única entre a indústria da música e a comunidade do TikTok, onde ambos os lados se beneficiam mutuamente. Os artistas ganham exposição para um público mais jovem e engajado, enquanto os criadores de conteúdo têm acesso a novas músicas para incorporar em seus vídeos.

O TikTok está claramente mudando a forma como as pessoas consomem e produzem música em todo o mundo. Sua capacidade de impulsionar a descoberta musical, viralizar faixas e capacitar artistas independentes o torna uma força significativa na indústria da música.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Geração TikTok: nova geração não consegue ouvir músicas com mais de 3 minutos

Criado por: Agência de Tráfego Pago RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!