É possível utilizar música para ensinar Geografia?

A música é um ótimo recurso para estimular o aprendizado dos alunos. Além disso, é uma forma de dinamizar as aulas e sair um pouco da rotina. Saiba como é possível utilizar música para ensinar geografia.

Benefícios da música no aprendizado

Diversas pesquisas científicas mostram que por si só ouvir uma canção já reduz o estresse e estimula a memória. No ensino a música é um recurso lúdico que permite tornar o aprendizado mais prazeroso.

O bom de utilizar este recurso é facilitar a apresentação de algum conteúdo que seja mais difícil ou com muitos conceitos. É uma ótima forma de ajudar a fixar informações importantes.

Além disso, ao utilizar outra linguagem para o ensino de uma disciplina você pode estar valorizando outros tipos de inteligência que existem na sala de aula. Por exemplo: um estudante que tem dificuldades de escrever, mas adora compor letras ou cantar.

Pode até mesmo promover a autodescoberta de alguém que se encanta pelo universo musical. É, por isso, uma boa forma de trabalhar a autoestima e a comunicação.

O que a música tem a ver com a geografia?

A disciplina de geografia tem como característica trabalhar com uma diversidade de assuntos: conflitos, urbanização, meio ambiente, geopolítica, clima, relevo, vegetação.

A música no ensino de geografia pode tanto ser utilizada para estimular um debate sobre determinado assunto quanto para realizar pesquisas a partir do que a letra apresenta.

Além disso, a criação de letras é uma ótima estratégia de memorizar conteúdos mais complexos e trazer mais dinâmica às aulas.

Dicas para utilizar música para ensinar geografia

• Usar paródias
Pegar uma canção já conhecida e adaptar a letra com os temas da aula é uma forma boa de fazer os alunos aprenderem a letra, já que conhecem o ritmo. Você pode criar a paródia ou estimular que os alunos o façam. Para finalizar, uma boa ideia é organizar um festival na escola.

• Explorar a regionalidade
Trazer músicas de regiões diferentes do Brasil é uma boa ideia para os alunos terem contato com sotaques e outra expressões regionais. Você pode também sugerir que eles escolham composições de determinadas cidades e façam uma pesquisa sobre questões geográficas relacionadas ao local.

• Pesquisar músicas brasileiras
Você pode estimular os alunos a pesquisarem canções que tratam de algum tema relacionado à geografia. Pode ser sobre o meio ambiente, sobre política, ou qualquer conteúdo que faça sentido para a aula. É uma forma de fazer com que tenham acesso a estilos musicais diversificados e à pesquisa.

• Trabalhar a interdisciplinaridade
Outra ideia é ir para além da geografia e trabalhar outros conteúdos conjuntamente. Por exemplo, é possível fazer um estudo métrico da letra, envolvendo disciplinas como português e matemática. Uma boa ideia é também ensinar algumas técnicas de canto ou introduzir o uso de alguns instrumentos musicais simples.

Uma boa estratégia par utilizar música para ensinar geografia é conversar com os alunos sobre o que eles gostam de escutar. Claro que você pode trabalhar com as canções que ache mais adequadas. Porém, é interessante também envolvê-los em alguns processos.

O importante é não ter preconceito e receber bem as iniciativas dos estudantes, independente do estilo musical que preferirem.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!