Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Tipos de gaita e suas principais diferenças

música-gaita-conhecer-tipo

Caracterizada por emitir os sons por meio do sopro, a gaita é um instrumento musical de palheta livre.

Elas contêm palhetas finas, ou seja, um tipo de lâmina de metal retangular que ficam dispostas em uma placa de atua como suporte. Na sua conjuntura, há alguns furos por onde o ar passa. Esse movimento faz com que as palhetas vibrem.

Nesse universo musical, há uma variedade de tipos de gaitas que emitem sons e melodias que agradam aos nossos ouvidos. Há diferentes fatores que diferenciam um modelo do outro, tais como materiais do corpo, quantidade de entradas de ar, embocadura, entre outros.

E o que vamos conhecer agora são alguns deles e suas principais características. Confira a seguir:

Diatônicas

Este modelo é o mais conhecido e tem preços mais acessíveis. Bem famosas quando se fala em Blues, as gaitas diatônicas apresentam a escala Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, e podem conter timbres e materiais diferenciados.

Suas embocaduras também podem ser distintas, ou seja, grossas para sons fortes e finas para os suaves.

Cromáticas

Enquanto a anterior tem a escala completa, as gaitas cromáticas, de 64 vozes, apresentam apenas o Dó. No entanto, ela tem uma chave que pode redirecionar o ar para a placa, produzindo, em consequência, outros tons.

Pelas suas características, elas são mais complexas de tocar. Então, normalmente é indicada para quem já tem algum conhecimento prévio em gatas e algum tipo de experiência.

Tremolo

Este tipo de gaita é bastante conhecido por emitir um som mais diferenciado e estridente, bastante presente no Country e no Pop.

Com a vantagem da facilidade de manuseio, esta gaita é composta por duas lâminas por furo, sendo uma delas afiada e a outra plana, o que faz acontecer uma vibração.

Oitavada

As gaitas oitavadas, nada mais não do que aquelas utilizadas em melodias de ritmo folclórico. Elas são similares as tremolos, com duas palhetas a cada furo, porém, são afinadas e apresentam uma diferença de uma oitava entre cada uma delas.

Chord

Por fim, a gaita chord é considerada a gaita profissional, que podem muito bem ser tocada em conjunto com o som de outras gaitas, como uma forma de apoio. Sua capacidade é de até 48 acordes a cada nota emitida.

Entretenimento, conhecimento e um futuro melhor

Compreender a existência dos mais diferentes tipos de instrumentos musicais, bem como as suas funcionalidades é essencial para aproveitar as vantagens que a música pode nos oferecer.

A arte musical é muito poderosa. Ela tem o dom de tocar as pessoas de um jeito especial em cada uma. Despertar emoções, sensações e sentimentos são alguns dos benefícios. Além, claro, dos benefícios para a saúde.

E quando falamos de utilizar a música para o bem, não podemos deixar de citar a Sociedade Artística Brasileira e seus projetos para as comunidades carentes de Belo Horizonte e Betim.

Com corais, orquestras, oficinas e outras atividades, a instituição promove a integração, socialização e inclusão de crianças e adolescentes, bem como de seus familiares. Entre em contato, converse com a nossa equipe e conheça nossos projetos.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

 

Como funciona uma gaita de fole?

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!