Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Trilhas sonoras de novelas brasileiras mais populares

novela-trilha-sonora-música

Já aconteceu de lembrar de uma novela e surgir uma música na sua cabeça ou ouvir uma música e relacionar de imediato na mente? As músicas são fatores fundamentais nas produções de teledramaturgia brasileiras. Seja de abertura, tema de um casal ou qualquer outra parte das novelas, as músicas trazem mais emoções aos acontecimentos da narrativa.

Pecado Capital, de Paulinho da Viola, na novela Pecado Capital

Esta telenovela foi exibida pela Globo em dois momentos: em 1975 e entre os anos de 1998 e 1999. O samba de abertura, de mesmo nome da novela, foi encomendado ao compositor justamente para fazer parte da trama.

Estúpido Cupido, de Celly Campelo, na novela Estúpido Cupido

A música foi composta no ano de 1959 e fez parte da trilha sonora da telenovela que passou no ano de 1977. O sucesso foi tanto que a canção foi uma das primeiras a vender mais de 1 milhão de cópias.

Apesar de você, de Chico Buarque, na novela Vidas Opostas

A música foi lançada em 1970 pelo cantor e compositor Chico Buarque de Holanda. Ela faz parte da trilha sonora da novela Vidas Opostas, exibida pela Record TV, entre os anos de 2006 e 2007.

Brasil, de Gal Costa, na novela Vale Tudo

A novela, de criação de Gilberto Braga Aguinaldo Silva Leonor Bassères, passou na TV Globo entre 1988 e 1989 e contou com a música Brasil na sua abertura. A música na voz de Gal Costa foi composta por Nilo Romero e George Israel e Cazuza, em 1988.

Fera Ferida, de Matia Bethânia, na novela Fera Ferida

Esta novela, que passou entre os anos 1993 e 1994, foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn. Quanto à trilha sonora, com uma das músicas que leva o mesmo nome, Fera Ferida foi um grande sucesso, tanto a novela quanto a música, que foi lançada no ano de 1992.

Dona, de Roupa Nova, na novela Roque Santeiro

A novela Roque Santeiro foi uma trama que passou no ano de 1985. Uma novela que teve a música Dona, na Banda Roupa Nova, que a regravou no mesmo ano. Apesar da música ser conhecida pela voz deste grupo, ela é da dupla Sá e Guarabira.

A música como ferramenta de transformação social

Além das pessoas de bem, alguns fatores podem contribuir para a construção e transformação de um mundo num lugar melhor. E as artes, principalmente a música é um deles. E para promover a interação entre as artes e as pessoas é que existem instituições como a Sociedade Artística Brasileira que desenvolve projetos especiais para comunidades carentes de Betim e Belo Horizonte.

Para promover a inclusão e integração de crianças, adolescentes e seus familiares, a empresa mantem em funcionamento orquestras, corais e outros projetos. E para valorizar ainda mais o papel das artes na vida da sociedade, no site da Sabra é possível ainda contar com conteúdos relacionados sobre o universo da música, como o texto Como funciona uma gaita de fole? , por exemplo. Visite nosso site, entre em contato e conheça nossos projetos.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

 

Trilha sonora para games: como é a produção e dicas para compor

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!