Como a música pode influenciar o processo de aprendizagem?

A música está presente na nossa sociedade desde o desenvolvimento dos grupos humanos. Ela é um importante instrumento de inserção social, de veiculação de informações e de expressão de sentimentos.

Por isso, está presente em quase todas as atividades humanas. Desde os rituais religiosos mais primitivos, até os momentos de socialização e como fundo sonoro para o ambiente de trabalho moderno, conforme as tecnologias se desenvolveram, a música passou a ocupar cada vez mais espaço na vida do ser humano.

Neste contexto, é importante reconhecer que a música e a musicalidade têm um importante papel no ensino. Veja a seguir como a música pode influenciar o processo de aprendizagem.

Fácil acesso às faculdades físicas e mentais

Por meio dos ritmos, timbres e rimas, a música acessa facilmente as faculdades físicas e mentais do humano. No nível mental ela estimula a memória e os sentimentos. No plano físico, motiva a mobilidade corporal por meio do desejo de dançar.

Assim, música é um recurso que permite acessar todas as esferas da aprendizagem. No contexto da educação infantil, todos estes aspectos da música contribuem para o desenvolvimento da psicomotricidade e da autoestima, além da oferta de um poderoso recurso mnemônico.

Desta forma, possibilita a integração das faculdades mentais às habilidades físicas, podendo angariar neste processo conteúdos que devem ser apreendidos pelos estudantes. Por isso, a música pode facilitar o processo de aprendizagem desde os anos iniciais de forma lúdica e dinâmica.

Desenvolvimento de habilidades linguísticas e sensoriais

Por meio da música, o educador pode estimular seus estudantes de forma multidisciplinar. Além de transmitir objetivamente conteúdos de diferentes matérias, a música pode ser elaborada de maneira a estimular conexões neurais que culminem com o desenvolvimento e o aprimoramento das habilidades linguísticas e sensoriais.

Ela demonstra aos estudantes formas de se expressar por meio das palavras, bem como dos sons. Além disso, pode ser utilizada no treino de figuras de linguagem, como assonâncias, aliterações, etc. e seu uso como formas de expressão sentimental e factual.

Pertencimento, autoestima e socioafetividade

Já vimos que a música proporciona estímulos neurais e mnemônicos favoráveis à aprendizagem de conteúdos e ao desenvolvimento cognitivo. No entanto, a música também desempenha um importante papel social na aprendizagem.

Neste contexto, ela pode ser empregada como processo criativo ou educativo. Por meio da criação de músicas, os estudantes ganham uma forma de se expressar e se identificar como indivíduos pertencentes a grupos. Concomitantemente, exercitam aspectos da linguagem e da cognição necessários para unir as ideias aos ritmos.

Já no campo da música como recurso de aprendizagem, ela promove uma melhora na autoestima e na socialização dos estudantes. Isto porque tendo em mãos uma ferramenta que lhes permite memorizar e resgatar conceitos e conteúdos quando necessário, os alunos tendem a apresentar um desempenho acadêmico melhor.

Deste modo, melhoram sua autoestima. Além disso, sentem-se mais incluídos no processo educacional, por meio do aumento de sua capacidade de gerir os conteúdos ministrados em sala e da melhora de sua autoimagem.

Assim, a música tem forte influência no processo de aprendizagem. Desde as crianças pequenas até os adultos em processo educacional, ela fomenta o desenvolvimento de habilidades linguísticas, cognitivas e sociais importantes para a aprendizagem.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!