Saiba como o serviço social pode ajudar nessa situação

O Serviço Social atua na perspectiva de garantir que as pessoas exerçam sua cidadania e tenham acesso a um maior bem-estar, especialmente os indivíduos que apresentam alguma vulnerabilidade. É muito comum ver o trabalho dos assistentes sociais, profissionais que atuam nessa área, em ONGs, empresas e diversas entidades da sociedade civil. Saiba mais sobre como o Serviço Social atua na situação de vulnerabilidade social.

O que é vulnerabilidade social?

Vulnerabilidade social caracteriza a situação das pessoas que estão em condição de desvantagem na sociedade, seja por condições econômicas, sociais, culturais ou políticas. Ou seja, são pessoas ou grupos sociais que têm maior dificuldade de acessar as oportunidades e serviços oferecidos pelo Estado, como moradia, emprego, saúde, cultura e educação.
Na maioria dos casos, essa situação está vinculada ao território onde vivem essas pessoas e suas famílias.

Qual é o papel do Serviço Social nessa situação?

O Serviço Social tem como objetivo integrar os indivíduos na sociedade, facilitando o acesso da população aos serviços e às políticas públicas oferecidas pelo Estado. Por meio de seu trabalho, que envolve projetos, programas sociais, campanhas e diversas atuações, os assistentes sociais promovem uma maior participação dos indivíduos em políticas públicas e serviços que lhe são de direito e contribuem para seu bem-estar e inclusão social.

A atuação do Serviço Social em diferentes áreas

• Arte e cultura

A arte e a cultura não são apenas formas de terapia e diversão. São também campos férteis para a integração social. Além disso, podem contribuir na formação profissional especialmente de crianças e jovens, como no caso dos projetos que envolvem a música ou o teatro, por exemplo.

• Acesso ao mercado de trabalho

A falta de emprego é uma situação que intensifica a vulnerabilidade, portanto, o Serviço Social pode contribuir para que o cidadão consiga se inserir no mercado de trabalho. Pode ser por meio da orientação sobre como tirar a carteira de trabalho, o PIS, onde se inscrever para conseguir uma oportunidade de trabalho ou até mesmo na busca de cursos de capacitação ou profissionalizantes.

• Acesso à saúde

O Serviço Social também contribui na orientação das pessoas aos serviços de saúde. Ou seja, encaminha as pessoas para consultas, tratamentos, não apenas levando em conta a saúde física, mas também a saúde mental.

• Encaminhamento para o tratamento da dependência química

Pessoas em situação de vulnerabilidade também podem apresentar dependência em álcool e outras drogas. O assistente social também pode atuar para encaminhar estas pessoas aos serviços de tratamento e aconselhamento para tratar a dependência. Além disso, podem criar projetos para incluir estas pessoas em atividades que as mantenham longe dos vícios.

• Amparo em situações de risco

Cabe ao assistente social também identificar situações de risco, especialmente nas crianças, idosos e mulheres, para orientá-los e buscar proteção e segurança.

O Serviço Social é essencial para que a sociedade funcione adequadamente, garantindo os direitos, a segurança e o bem-estar de todos que fazem parte dela. Por isso, a atuação dos profissionais da assistência social é imprescindível para diminuir a vulnerabilidade social, garantindo uma maior qualidade de vida a todos os indivíduos.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!