Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Aquecimento vocal: entenda a importância

voz-aquecimento-saúde-vocal-exercícios-vocais

Você já parou para pensar na importância do aquecimento vocal? Aquecer a voz é muito importante se você usa a voz como instrumento de trabalho. Seja para cantar, dar aulas, palestras, fazer locuções ou ligações constantes, alguns exercícios são fundamentais.

Da mesma forma que nosso corpo, antes de qualquer exercício físico, precisa se aquecer, nossa voz também. Antes de você fazer uma corrida, por exemplo, deve começar caminhando. Assim seu corpo vai compreender a dinâmica do esforço. Aquecer é fundamental para não causar traumas.

A voz também utiliza músculos que são exercitados toda vez que a usamos. Por isso, o aquecimento vocal é tão importante. Lembre-se: cada voz é uma, e cada pessoa demanda um tipo diferente de aquecimento, variando de acordo com as necessidades e a saúde vocal.

A ciência por trás da nossa voz

A laringe é o órgão do corpo humano que produz a nossa voz. Nela estão localizadas as famosas pregas vocais. Elas funcionam juntamente com a nossa respiração. Desta forma, quando o ar entra nos pulmões e é expirado, ele passa pelas pregas vocais, produzindo o som.

Elas vibram com a passagem de ar, numa dinâmica muito parecida com a de uma bexiga. Incrível como nosso corpo funciona, concorda?

A real importância do aquecimento vocal

Da mesma maneira que um braço é exercitado ao carregar uma sacola de compras, nossa voz também é. Para ter pregas vocais com saúde, funcionando da melhor maneira e com flexibilidade, é preciso treinar e aquecer. Muito além de exercícios vocais, o bom controle respiratório é fundamental para o bom funcionamento da voz e manutenção da sua saúde. Cada tipo de aquecimento varia de acordo com as demandas do uso da voz.

Exercícios para aprimoramento da técnica vocal

Os exercícios de técnica vocal são denominados de maneira técnica como “vocalizes”. Estes exercícios buscam aprimorar fazer com que você perceba sua voz, o tom dela e como usar os graves e agudos ao seu favor. Reconhecer seu timbre é muito importante para saber moldar a sua voz com qualidade independente da situação que ela seja necessária.

Dicas para melhorar a saúde da sua voz

Confira algumas dicas bem interessantes para melhorar a sua saúde vocal. São dicas básicas e que jamais devem substituir a análise profissional da sua voz. Sempre consulte profissionais qualificados para entender melhor o funcionamento das suas pregas vocais e como usá-las da melhor maneira.

Cuidar da voz é cuidar da saúde, portanto, priorize sempre o cuidado de quem realmente entende do que faz. Nada de fazer testes e qualquer exercício que achar na internet! Isso pode ser perigoso.

1. Quando ler um texto, utilize marcadores de texto para saber o momento certo de respirar. Como falamos anteriormente, a respiração é o grande segredo por trás de cordas vocais saudáveis.
2. O soro fisiológico é um instrumento poderoso para hidratar e limpar as narinas e vias respiratórias. Consulte seu médico para saber mais sobre como utilizar o soro.
3. Tão importante quanto aquecer a voz é desaquecer. Relaxar as cordas vocais depois de um dia exaustivo é fundamental.
4. O tabagismo é um péssimo hábito para a saúde das cordas vocais. Evite fumar.
5. Exercícios físicos de maneira geral também contribuem para uma boa saúde vocal. Respire fundo e faça uma boa caminhada sempre que possível.

Quer saber mais sobre saúde vocal? Não deixe de conferir mais conteúdo de qualidade aqui em nosso site.

Conheça a relação entre Educação musical infantil e Criatividade


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!