Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Flautim: saiba tudo sobre esse instrumento

flautim-flauta-instrumento

Você já ouviu falar sobre flautim? Trata-se de um instrumento musical, também conhecido por piccolo (“pequena flauta”, em italiano) e pertencente à família da flauta, utilizado sobretudo para a realização de concertos, peças teatrais e orquestras sinfônicas. Essa aplicação, de iniciativa dos românticos, teve início no século XIX.

Neste artigo, aprenda tudo sobre flautim: da sua origem, passando pela sua aparência e chegando aos seus atributos, especialmente os sonoros.

Boa leitura!

Onde e quando surgiu o flautim?

O flautim é um recurso comumente executado na música erudita moderna.

Feito primitivamente em madeira, assim como a flauta, o instrumento foi inserido em orquestras no século XI. Entretanto, a sua origem é muito mais antiga, datando dos tempos dos filósofos gregos Sócrates e Platão (e perpassando o Egito Antigo, com o pai de Cleópatra, um exímio flautista).

No século XIX, a partir da iniciativa dos românticos, foi introduzido na orquestra de concerto (inclusive na de teatro).

Qual é a aparência do flautim e por quem costuma ser executado?

O flautim, como vimos, pertence à família das flautas transversais (ou ocidentais de concerto). Como tal, apresenta som semelhante a estas – especificamente soa uma oitava acima da flauta soprano – e é tocado por flautistas (por ser um instrumento de sopro de extrema precisão e difícil execução).

Em termos de aparência, o flautim também se assemelha às flautas ocidentais de concerto no que diz respeito ao dedilhado; no entanto, diferencia-se daquela não só pelo seu porte, mas também pelo seu formato cilíndrico. Esse instrumento conta com um pequeno tubo cônico de aproximadamente 34 cm de comprimento.

Quais são os diferenciais do flautim?

O flautim é o instrumento musical que executa os sons mais agudos de uma orquestra. Isso se deve a alguns atributos e diferenciais; são eles: 1. forma, 2. afinação e clave e 3. tessitura e registro. Veja:

  1. 1. Forma: como já mencionado, o flautim possui um bocal e um tubo cônico ou cilíndrico. Além disso, agora é produzido não mais com madeira, mas fabricado com prata.
  2. 2. Afinação e clave: o instrumento de sopro divide-se em dois tipos (em Dó e em Ré). Quando em Dó, é o predileto em orquestras sinfônicas; quando em Ré, costumeiramente executado em bandas. Em relação à música do flautim, essa é escrita na Clave de Sol.
  3. 3. Tessitura e registro: o flautim moderno, em termos de tessitura natural, contempla do Ré4 ao Dó7, sendo a sua escala separada em três registros (superagudo, agudo e médio). Quanto à sonoridade, dispensa a beleza poética e a maviosidade da flauta. Por maviosidade consideramos a suavidade e a doçura trazida pelas flautas ocidentais de concerto.

Curiosidade: é importante ressaltar que, antigamente, havia o hábito de regular e controlar a cadência dos passos dos soldados a partir da sonoridade de tambores e de pífaros.

Deseja saber mais sobre o flautim e os demais assuntos relacionados ao universo da música? Então acesse o nosso site ou as nossas redes sociais. Publicamos periodicamente conteúdos ricos e exclusivos sobre arte e cultura.

NAIPE DAS MADEIRAS


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!