Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

ARTE E O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE.

Márcio Miranda Pontes

A arte tem o poder de transformar vidas. Simples assim. Ela traz mais sensibilidade, felicidade e acalento para a vida de muita gente que precisa, que sofre e que vê na arte uma verdadeira forma de alívio para as dores do cotidiano. Mas além disso, a arte pode mudar a vida de alguém com uma revolução completa, impedindo desgraças pessoais e até mesmo vícios. Confira neste texto o poder de transformação da arte na sociedade.

Ganhos para a mente

Vivemos em tempos de ignorância. Tempos em que o ódio e a repugnância parecem superar a consciência e a serenidade. Quem sofre com tudo isso também é a arte, que é vista por muita gente como algo desnecessário, desperdício ou mera manifestação de interesses políticos de uma só vertente de opinião.

Esse tipo de pensamento poderia muito bem ser desmascarado e enfraquecido pela força da arte, algo que é típico do ser humano. A vontade de se expressar por meio de palavras, esculturas, filmes e outras maneiras é inata ao ser humano. Faz bem para a alma e promove interação pessoal. Por isso, podemos afirmar sem medo de errar que a arte tem um grande poder como fomento intelectual, no combate à ignorância quase sistêmica que assola o país.

Transformações individuais

Num mundo de ignorância e miséria, é comum que muitas pessoas não tenham bens e acabem caindo na criminalidade ou na mendicância. A arte pode ajudar a reverter esse cenário e estabelecer novos rumos, um novo sentido para a existência dessas pessoas que sofrem. Basta procurar: tantas pessoas que abandonaram uma vida de droga, álcool, pobreza, solidão e crimes para se dedicar a uma atividade artística: uma banda, um grupo de dança ou teatro, entre outras atividades.

Sem perspectiva ou vontade de crescer, as pessoas acabam caindo nas armadilhas mundanas. A arte traz um novo olhar, um novo rumo, uma esperança de que as coisas podem ser diferentes, estimulando a criatividade, a disciplina e a força de vontade de quem decide investir na e se dedicar às manifestações culturais.

A arte molda caráter

Muita gente enxerga a arte como uma verdadeira aliada para a educação, especialmente de crianças. E faz muito sentido! Da mesma forma que a arte ajuda um adulto a se livrar de seus vícios e de sua miséria, ela também auxilia a criança a formar uma consciência sólida e cidadã, pregando sempre o respeito ao próximo, a valorização da cultura e de bom comportamento em relação a todas as pessoas.

Não à toa, tanto o poder público como a iniciativa privada apoiam e fomentam os projetos artísticos para pessoas de todas as idades. Eles sabem que arte não é uma despesa, mas sim, um investimento de curto, médio e longo prazo para formar pessoas mais felizes, capacitadas, comprometidas, cidadãs, conscientes, sensatas e cultas para ajudar a nossa sociedade a ser mais humana, justa e acolhedora.

Conheça e apoie o trabalho da Sociedade Artística Brasileira. Acesse nosso site e saiba como ajudar.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!