Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como a arte pode ajudar a aliviar problemas emocionais?

sabra-música-sentimentos-arte-mente-artísticas-atividades-diversos-emocionais-meio-pessoa-problemas

A arte é uma das formas de dar sentido à vida e pode ser uma grande aliada para quem sofre com questões de ordem emocional. Por meio das expressões artísticas, o indivíduo pode redirecionar sua mente para lidar melhor com os sentimentos que interferem na sua vida. Saiba como a arte pode ajudar a aliviar problemas emocionais.

A arte é um refúgio para a mente

A arte é um importante meio de aliviar diversos problemas emocionais como o estresse, a ansiedade e a depressão. Até mesmo quem foi diagnosticado com alguma doença física pode encontrar refúgio nas linguagens artísticas para lidar com os sentimentos de medo e angústia.

Isso porque um dos maiores benefícios propostos pelas atividades artísticas é dar vazão aos sentimentos negativos. Diversos sentimentos como a dor, a tristeza, a angústia, o medo, a raiva e até mesmo a felicidade podem ser percebidos e trabalhados quando a pessoa consegue dar vazão a eles por meio da arte.

Outra vantagem é a possibilidade de interagir com outras pessoas, participar de eventos, exposições e, assim, ocupar a mente com atividades sadias.

Não só a música, mas as expressões artísticas como um todo ajudam as pessoas a expressarem seus sentimentos tanto para os outros como para elas mesmas. Assim, contribuem em seu processo de autoconhecimento. Também podem ser utilizadas por psicólogos como parte da terapia, para trazer um equilíbrio emocional aos pacientes.

Além disso, praticar alguma atividade artística é um ótimo caminho para estimular o cérebro. Não é a toa que algumas pesquisas encontraram evidências de que a arte ajuda a retardar a diminuição de funções cerebrais.
Veja algumas formas de usar a arte para aliviar problemas emocionais.

Os benefícios da arteterapia

A arteterapia é uma forma de trabalhar os problemas emocionais já que o indivíduo é estimulado a externalizar seus sentimentos por meio de alguma atividade. Pode ser por meio de diversas linguagens artísticas, como a pintura, o canto, o teatro, a escrita. O importante é a pessoa escolher uma atividade que seja do seu interesse e exercitar a mente para chegar ao autoconhecimento. A terapia por meio das artes pode ser praticada por qualquer pessoa. A pessoa iniciar alguma atividade por conta própria ou procurar a ajuda de um psicólogo que trabalhe com este tipo de terapia.

A musicoterapia e o estímulo cerebral

A música é uma das linguagens mais úteis no tratamento para aliviar problemas emocionais e psicológicos. Isso porque estimula áreas cerebrais capazes de diminuir sentimentos como a ansiedade, o estresse e, com isso, consegue equilibrar as funções da mente e do organismo. Não é à toa que diversos médicos indicam a musicoterapia para auxiliar no tratamento de diversas doenças, tanto físicas quanto mentais. A sensação de relaxamento que os instrumentos musicais trazem é utilizada em diversos tipos de terapia.

Fazer alguma atividade artística por si só já alivia qualquer tensão. Além disso, o resultado do trabalho pode dar pistas sobre sentimentos e perturbações da mente. Pode ser uma letra de música, um desenho, uma escultura. O importante é ouvir o que o seu corpo e mente estão tentando te comunicar e externalizar esses sentimentos.

Não importa a sua idade, você pode encontrar na arte o alívio para diversos problemas emocionais.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Música e saúde

Conteúdo por RedaWeb – Marketing de Conteúdo

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!