Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Benefícios da dança para o desenvolvimento corporal

sabra-música-dança-ajuda-atividade-melhorias-benefícios-estresse

Desde tempos mais remotos, a dança tem sido uma das formas de expressão artística e cultural mais importante para a humanidade, estando sempre presente em todas as culturas e nacionalidades.

A dança pode ser uma excelente forma de cuidar da saúde, e por isso tem sido indicada por médicos e outros especialistas para curar diversos males e fortificar o corpo e a mente.

Vejamos agora 5 benefícios da dança para a saúde, tanto física quanto mental.

1. Garante a queima de calorias

A dança tem se mostrado excelente para quem deseja emagrecer e continuar mantendo a forma, principalmente porque ela ajuda a queimar calorias.

De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira Medicina do Esporte, Samir Daher, a dança utilizada como atividade física tem um grande poder de ajudar a gastar energia e movimentar os músculos e articulações. “A dança é uma atividade aeróbica, que foca em partes específicas do corpo, variando de acordo com a atividade escolhida. Ela mexe com as funções cardíacas, os músculos, esqueleto e articulações, ajudando também na perda de peso.” Dançar por cerca de uma hora, gasta em média 300 a 400 calorias, depende do tipo do movimento e sua intensidade.

2. Traz melhorias na postura

Os benefícios da dança para quem tem problemas de coluna, dores nas costas e má postura, são importantes para quem deseja melhorar e corrigi-los.

Ela trabalha os membros inferiores, a região lombar, fortalece os músculos de sustentação da coluna, melhorando-a de forma natural. Ao dar mais equilíbrio, de quebra ajuda a consertar a postura.

3. Melhora a circulação

Assim como qualquer outra atividade física, a dança pode ajudar na circulação, e desta forma, pode ser importante para pessoas que tenham problema neste sentido.

Além de ser uma atividade divertida e alegre, a dança ajuda também a curar a depressão, aliviar estresse e as tensões.

4. Tonifica a musculatura

De acordo com Katya Gualter, Coordenadora da Escola de Dança da UFRJ, os benefícios da dança nos músculos do corpo são visíveis.

A dança de salão por exemplo, ajuda a tonificar a musculatura dos membros inferiores, pois exige mais da parte inferior do corpo, dos tornozelos e pés, trabalhando também a agilidade e o equilíbrio motor.

O balé também é um tipo de dança que fortalece os membros inferiores e melhora a postura.

É importante ter cuidados para evitar dores nas articulações e problemas nos joelhos e na coluna ao praticar a dança, visto que essa atividade possui movimentos repetitivos. Daí a importância do alongamento realizado antes da prática.

5. Ajuda a reduzir o estresse

De todos os benefícios, a dança tem sido muito procurada como atividade para a redução do estresse. Para quem sofre com tensões emocionais ou passa constantemente por estresse, dançar pode ajudar a aliviar os sintomas, relaxar e ter mais felicidade.

Isto foi endossado pelo Journal of Applied Gerontology, os pesquisadores confirmaram esta afirmativa, e que dançar pelo menos duas vezes na semana pode ajudar a trazer alívio para o estresse e diminuição dos níveis de cortisol.

Existe uma sensação de bem-estar durante a prática da dança, pois há a liberação de endorfinas, que ajudam a melhorar o humor, interferindo também na autoestima, que melhora significativamente.

A dança pode ser praticada por qualquer pessoa, de todas as idades, crianças, adultos, idosos e gestantes, salvo exceção quando há alguma recomendação médica que impeça a atividade. No mais, é só aproveitar os benefícios que ela traz.

Economia circular: o impulso do consumo e produção responsáveis

 


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Fonte:

https://www.sesc-sc.com.br/blog/cultura/os-cursos-de-danca-e-seus-beneficios

http://www.posunifae.com.br/os-beneficios-da-danca-para-o-corpo-e-para-a-mente/noticia/582

https://www.colegioweb.com.br/saude/importancia-da-danca-para-a-saude.html

Criado por: Agência de Tráfego Pago RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!