Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

O que diferencia estilo e gênero musical?

sabra-música-estilo-gênero-música-ritmo-nova-característica-dizer-falar-samba

Estilo e gênero musical parecem sinônimos, não é verdade? Quantas vezes usamos estas palavras indistintamente, sem desconfiar que na verdade elas se referem a conceitos completamente diferentes do mundo da música? Se quiser saber o que diferencia estilo e gênero musical, continue lendo este texto!

Ritmo

Para falar de gênero e estilo é importante também falar de ritmo, porque este termo nomeia diretamente um dos elementos fundadores de qualquer composição, junto com melodia e harmonia. A palavra “ritmo” vem do grego, rythmos, e quer dizer movimento regular, coordenado. Ela se refere à frequência com que os intervalos se repetem dentro de uma música, ou seja, é a característica que determina o tempo da canção: esses intervalos podem ser fortes ou fracos, breves ou longos, regulares ou irregulares. É graças a esta característica que você pode dizer que uma canção é mais lenta, outra é mais rápida, ou então que brinca com variações ao longo da sua execução. Isso influencia, por exemplo, no fato de uma música dar mais vontade de dançar que outra. E muitos dos movimentos de dança, que deram origem aos diferentes gêneros de dança, surgiram diretamente do ritmo dessas músicas.

Estilo

O estilo se refere à maneira muito pessoal de um musicista compor, arranjar ou executar uma canção. Ele pode variar no ritmo, melodia, harmonia, dinâmicas, humor, etc. Ou tocar com um instrumento diferente, ou tocar o instrumento de maneira inusitada. Por exemplo, com sua batida de violão característica, mais lenta e baixa que a do samba tradicional, abrindo espaço para um canto mais parecido com uma conversa, João Gilberto foi um dos criadores da bossa nova, um novo gênero dentro da música brasileira.

Como reúne uma série de escolhas pessoais, revelando uma leitura particular de um gênero ou estilo, e que muitas vezes é influenciada por outros gêneros ou estilos, é mais apropriado falar no “estilo de João Gilberto” do que no “estilo da bossa nova”.

Gênero

Gênero engloba todas as composições musicais que compartilham entre si algumas mesmas características: ritmo, instrumentação, temas, som, estilos e até localização geográfica, época histórica e classe social pelas quais foram compostas ou executadas. Pensar em gênero musical é pensar em características inconfundíveis de um grupo de pessoas produzindo música. Por isso que faz sentido falar que são gêneros musicais o samba, o jazz, o blues, a bossa nova, a música clássica, a música eletrônica, etc. O gênero antecipa um pouco do que o ouvinte encontrará em determinada faixa – portanto, esta categorização é uma peça-chave na indústria da música.

Mas também é importante falar que os gêneros se fracionam em subgêneros, o que começa quando um músico cria um estilo próprio, como já vimos. Com o tempo, outros são influenciados por esse estilo e alimentam o subgênero, que até pode virar um novo gênero. Alguns exemplos de subgêneros atuais são: pop rock, samba rock, samba-canção, techno brega, etc.

Assim, vamos diferenciar:

  • Se alguém perguntar qual ritmo você prefere, pode dizer que prefere mais lento, mais rápido, médio.

  • Se alguém perguntar qual estilo de rock prefere, pode dizer que prefere o estilo dos Guns N’ Roses; de samba, o estilo de Cartola; de bossa nova, o estilo de João Gilberto.

  • Se alguém perguntar qual gênero você escuta ou dança, pode dizer samba, rock, valsa, bolero, etc.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Os pilares da música brasileira

Criado por: Agência RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!