Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Quais os benefícios do incentivo à arte na terceira idade?

sabra-música-arte-atividade-arte-enstimulam-idade-incentivo

A terceira idade já foi muito associada como etapa da vida de dependência e inatividade. Hoje em dia, com uma parcela maior da população chegando nessa idade e com mais qualidade de vida do que em outros tempos, essa imagem começa a se modificar. Além disso, algumas atitudes permitem que os idosos possam desfrutar de mais saúde e satisfação em cada dia. É o que acontece quando há um incentivo à arte no dia a dia dessas pessoas.

A arte costuma ser associada à juventude, quando pequenos projetos estimulam aprendizados nas crianças. Mas inserir mais consumo e criação de arte para os mais velhos também traz inúmeros benefícios para eles. Entenda a seguir!

Estimula a memória

A memória é uma das maiores preocupação na terceira idade, e qualquer atividade que a estimule é bem-vinda. Nesse quesito, a arte faz isso de várias formas. Quem nunca ouviu uma música da época da infância e a reconheceu na hora, mesmo após anos sem escutá-la? E ainda trouxe mais lembranças, como de ouvi-la junto de amigos ou parentes queridos? Cada etapa de nossa vida está associada à cultura ao nosso redor. Então voltar a ela através de músicas, livros e peças já tem seus benefícios.

O mesmo vale para a criação de arte. Existe a ideia de que quando envelhecemos não conseguimos aprender coisas novas. No entanto, com ensino e incentivo adequados, qualquer um consegue aprender. Pode ser na costura e artesanato ou mesmo atuar e tocar um instrumento, por que não? Esse tipo de aprendizado usa a memória recente, estimulando mais a mente e com efeitos notáveis na rotina do indivíduo.

Exercita a criatividade

Ainda na questão mental, a arte inevitavelmente incita o processo criativo da pessoa. Primeiro, é impossível observar um quadro ou ouvir uma música sem pensar na história que ela deseja transmitir. Segundo, é preciso usar a imaginação para criar uma peça artística do zero – desde o momento de pensar no que deseja fazer até concluir e ter em mãos o resultado.

Por mais simples que seja, isso já estimula criatividade e mente em vários aspectos e gera uma satisfação pessoal. Além disso, arte é expressão pessoal. É uma forma de compartilhar seus sentimentos e histórias únicas, que as palavras não são capazes de transmitir. Dessa forma, até a autoestima se aprimora e a própria pessoa pode entender e lidar melhor com seus sentimentos e emoções.

Mantém-se ativo

A terceira idade é época de descansar depois do esforço ao longo da vida e ter um tempo para você. No entanto, a ociosidade em excesso é perigosa. Não ter atividades no seu dia a dia propicia o desenvolvimento de doenças psicológicas, como a depressão. Isso sem falar do corpo, que sem movimento se enfraquece com mais facilidade. Inserir a arte na rotina de qualquer um nessa faixa etária traz benefícios para sua atividade – seja frequentando museus e assistindo concertos, seja fazendo aulas de artesanato e pintando em casa.

Mesmo os movimentos mais simples já geram incentivo à coordenação motora e atividade cognitiva. Se feito em conjunto com outras pessoas – nem que seja um grupo de amigos –, isso também trabalha as relações interpessoais. Esse aspecto social é indispensável para o bem-estar na terceira idade, já que encoraja a comunicação e cooperação. Assim, eles não ficam apenas mais felizes consigo mesmos, como também mais saudáveis.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Razões para ensinar música a crianças através de concertos lúdicos

Conteúdo por: Agência de Conteúdo RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!