Conheça a história de Michelangelo e sua importância para artes plásticas

No século XVI nasceu, na Itália, o Renascimento e com ele surgiram artistas como: Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo. Neste artigo, vamos contar um pouco sobre a biografia e a importância de Michelangelo nas artes plásticas. Veja!

Michelangelo di Lodovico Buonarroti, foi um artista completo, escultor, pintor, arquiteto e poeta. Seu nome ficou marcado na história por ser uma dos artistas mais importantes do Renascimento na Itália.

O artista italiano nasceu em 6 de março de 1475, em Caprese, na Toscana.

Pela vontade de seu pai, Michelangelo teria estudado Gramática, pois aos 7 anos foi matriculado em uma escola especializada. Mas três anos depois, ele percebeu que o filho tinha um talento único para desenhos e pinturas.

Como começou a desenvolver o seu talento?

Após a descoberta de seu talento, Michelangelo começou a estudar em uma oficina de artes, de Domênico Ghilandaio, um dos maiores professores e artistas de Florença. A partir daí, o jovem Michelangelo passou a ter mais contato com as artes e, assim, desenvolveu-se ainda mais.

Em seguida, estudou por dois anos na escola de Lorenzo de Médici e lá teve contato com muitos pintores e intelectuais importantes para o Renascimento. Saiu da escola após a morte de seu mestre.

Ao voltar para a casa do pai, Michelangelo passou a estudar a anatomia humana e utilizou seus novos conhecimentos para ajudá-lo com suas pinturas. Com essa experiência, criou quadros muito realistas sobre a figura humana.

Em suas obras mais conhecidas é possível perceber a qualidade e o quanto suas obras aproximam-se da realidade.

O artista passou a ser convidado para inúmeros trabalhos de grande importância, como a Capela Sistina, que podemos considerar uma de suas obras mais famosas. Por conta deste trabalho e de muitos outros convites, Michelangelo deixou um de seus projetos inacabados: o túmulo papal de Júlio II.

Sua importância para as artes através de suas obras

A Capela Sistina

Como falamos acima, uma de suas obras mais relevantes foi a Capela Sistina. Michelangelo fora convidado para a pintura da Capela, porém não estava muito à vontade, pois considerava-se mais um escultor que pintor. Mesmo assim aceitou o trabalho.

O artista pintou cerca de 300 imagens em uma abóboda de grandes proporções. O local tinha 40 metros de largura e 13 de altura.

Dentro dessas imagens encontram-se episódios do Gênesis da Bíblia, tais como: a libertação de Israel, o Juízo Final, entre outros. A finalização da obra demorou cerca de quatro anos.

Davi de Michelangelo

Nesta obra, falamos a respeito de uma das esculturas mais famosas do artista: o herói bíblico Davi, instantes antes de sua heroica batalha contra o gigante Golias.

O que difere esta obra das dos demais artistas é que Michelangelo resolveu retratar Davi por meio de seu medo e suas angústias antes de sua vitória sob Golias. A maioria dos escultores escolhia mostrar Davi em seu momento épico após vencer o gigante.

A estátua de mais de 5 metros ficou pronta em dois anos e meio.

Existem muitas outras obras de grande importância para a história de Michelangelo e o Renascimento: O Juízo Final e a escultura de Moisés.

Em resumo, o artista deve ser considerado um dos mais importantes da história da humanidade. Além de suas pinturas, Michelangelo contribuiu com suas esculturas, poemas e projetos arquitetônicos.

Para ler mais conteúdos como esse, acesse sempre o nosso site.

FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.

Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.

Sem custos para você e não interfere em outras deduções.

Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.

5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.

6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!