Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como a música pode valorizar a identidade local?

sabra-música-erudita-culturais-local-identidade-expressão-político-sociais

A música é uma das manifestações culturais mais relevantes e democráticas em todo o mundo. Também é um dos componentes fundamentais da cultura, pois é um dos motores de construção da identidade local. Presente nos bailes da nobreza e nas festas dos camponeses, a música não escolhe classe social.
Na Europa do século 19, a música erudita se destacou como parte do desenvolvimento político de países como Itália e Alemanha, referência no assunto música erudita.
A música erudita era parte de encontros de autoridades políticas e membros da nobreza. Os bailes eram mais do que simples festividades. Eram oportunidades de interação com pessoas importantes e relevantes para a sociedade da época. Nos bailes muito se discutia sobre política, ainda que em um ambiente aparentemente despretensioso.

Ao chegar às Américas a música erudita foi dando lugar à música popular. Nos EUA surge, por exemplo, o jazz e no Brasil o samba. Manifestações inicialmente vistas como vulgares pela nobreza acostumada às músicas eruditas. A música popular foi aos poucos sendo entendida como manifestação cultural da identidade local. Uma forma de as classes mais baixas promoverem suas próprias interações.

Reflexo político e social

A música, como identidade local, é reflexo daquilo que acontece política e socialmente naquele contexto. Uma das vertentes do jazz, o bebop, tem um ritmo acelerado e muitas marcações nos pratos da bateria. O que é coincidente com o momento de expansão vivido pelos EUA na década de 40. As ênfases metálicas lembram o som das marteladas nas construções.

Registro histórico musical

Também podemos identificar heranças históricas da origem de determinado grupo. Uma característica bastante presente nas rodas de samba do final do século 19 é o improviso de versos seguido de um coro entoado por todos. Usava-se uma prática antiga dos negros que eram as canções de trabalho.
Para ritmar o trabalho braçal os negros tinham o costume de cantar. Uma estrofe era cantada por alguém e os demais respondiam em coro. As “batalhas” das rodas de samba, onde se competia para ver quem fazia as melhores rimas (como vemos hoje nos repentistas nordestinos, por exemplo) eram uma forma mais festiva da mesma prática.

Uma forma democrática de representação cultural

Hoje vemos uma construção de identidade local em inúmeros ritmos e músicas. Por sua característica popular e acessível, a música pode estar presente em todos os ambientes sociais. Ela permite a expressão verbal e não verbal além de ser de fácil disseminação e assimilação.

A música com frequência denuncia a realidade dura da parcela menos favorecida da sociedade atuando como instrumento de crítica. Também apresenta comportamentos culturais e cotidianos da população local uma vez que é usada como entretenimento em festividades.

Não apenas instrumento de manifestação, a música atua como instrumento de integração. Ela tem o poder de contribuir para a integração de uma comunidade que se comunica e interage muitas vezes discutindo ideias e compartilhando conhecimento através da prática e do estudo da música. Essa interação acontece hoje em casas, escolas, cooperativas e calçadas assim como acontecia nos bailes da nobreza do século 19.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Saiba o que é um imóvel tombado

Criado por: Agência de Tráfego Pago RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!