Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Artista Hoje

Artista Hoje

O que é ser um artista nos dias de hoje?

Artista, segundo o dicionário, é aquele que cultiva as belas artes, que tem vocação artística, é talentoso ou engenhoso. É claro que essas palavras fazem parte da definição do que é um artista. Porém, não se pode se descrever com palavras o que realmente significa o conceito de quem faz arte. Ainda mais se estamos falando sobre algo que existe desde o início de nossa história.

A arte atravessa o tempo, adaptando-se e fazendo-se adaptar a humanidade. Com a arte conseguimos descobrir grande parte das características dos povos e culturas, do passado, do presente e até imaginar o futuro.

Arte expressa sentimento, habilidade, conhecimento e valores, tanto os individuais como os de toda a sociedade. E essa capacidade de mostrar tantos aspectos de mundo é um dos fatores que faz da arte algo tão importante e que merece tanta atenção. Mas como podemos entender o que é um artista?

O que faz um artista?

Em palavras simples, um artista faz arte, podendo ser racionalmente definida e claramente vista na arquitetura, no cinema, no teatro, na dança, pintura, artesanato, música, literatura e tantas outras formas. Pode-se dizer que todos temos um lado artístico. Alguns se dedicam mais a ele, apreciando e até fazendo deste lado seu meio de vida; a esses, podemos chamar de artistas de profissão.

A arte é uma forma de expressar talentos próprios. Mas também de retratar a sociedade, seja o lado bom, seja o ruim. Essa expressão faz com que quem vê a obra artística seja impactado, influenciado a pensar e a agir.

Sabendo de tudo isso, fica mais fácil entender o poder da arte. Afinal, mesmo quem não se diz muito ligado a ela, se lembra de algum tipo de obra artística, seja uma música, uma peça de teatro, um quadro, um livro, alguma dessas formas, ou todas elas, já passaram por todas estas pessoas, fazendo-as refletir em algum momento.

Com a mudança dos tempos, as inovações benéficas e os novos problemas, os artistas também mudam e se expressam de diferentes maneiras em relação a outras épocas.

Como definir o que é um artista hoje?

Continua sendo aquele que faz arte, aquele que influencia os demais, que leva ao pensamento e à ação. Os artistas continuam sendo muito importantes, pois são estes que de certa forma, ajudam a mover a sociedade.

Em tempos de tantos problemas sociais, de crise econômica, de inovação de pensamento, de quebra de conceitos, em todos estes aspectos, os artistas participam, fazendo pensar e levando todos a agir para melhorar o ambiente que vivemos.

Com a internet e as redes sociais, este trabalho de influenciar os demais tornou-se mais acessível. Ter seguidores e poder expressar sua arte é algo realmente marcante em nossos tempos.

Concluímos que a arte e os artistas sempre foram e sempre serão importantes, são estes que atingem nossas emoções, nossa razão e nos movem a agir em prol das mudanças que precisam ser feitas para que nos aproximemos, enquanto sociedade, do mundo mais belo que é visto e retratado pela arte!

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!