Com a cultura passamos a entender o mundo a nossa volta de uma maneira mais crítica e harmônica. Passamos de espectadores da vida para protagonistas de nossa própria história. Percebemos como a cultura pode influenciar na aprendizagem, pois com ela entendemos que temos um papel relevante na sociedade, que independe de certo ou errado.

Ao assistirmos um coral ou uma orquestra sinfônica executando uma música de que gostamos ou que achamos bela, nos sentimos bem e confiantes. É um sentimento de esperança, em que percebemos que somos capazes de curar nossas mágoas e frustrações. Queremos, instantaneamente, fazer parte desse concerto e ser admirados por outras pessoas, inclusive, por nós mesmos.

É importante lembrar que uma das maneiras que a cultura pode influenciar na aprendizagem é fazê-la mais acessível. Pois, é considerada educação não formal, ou seja, é o conhecimento adquirido em que não precisamos frequentar a escola para aprender. Por isso, é uma educação menos burocrática, capaz de atingir pessoas de diferentes idades, crenças e valores, respeitando o ritmo e a individualidade de todos nós.

Benefícios da educação musical

Quando participamos de aulas de educação musical, seja a prática em orquestra, coral etc., nos ensinam não somente a ler partituras, sobre a vida do compositor ou o período histórico a que pertenceu. Aprendemos algo maior, a identificar outros significados que nem sabíamos que existiam.

Entendemos o real sentido de ter paciência e perseverança para executar bem as notas de cada compasso e tocar aos poucos, a partitura inteira, e dessa maneira, manter vivo o sentimento de uma época passada. Percebemos que somos capazes de fazer música e não somente barulhos desorganizados.

Aprendemos a nos concentrar e a acostumarmos o nosso aparelho auditivo a ouvir o som produzido por nós e, ainda assim, o som elaborado pelos outros, com o intuito de todos juntos, em uníssono tocarmos uma única música que só poderia ser executada em uma orquestra sinfônica ou em um coral, com suas várias vozes e com várias pessoas trabalhando em equipe.

Como a cultura pode nos fazer mais tolerantes

A maneira como a cultura pode influenciar na aprendizagem é simples, passamos a enxergar o mundo e suas diferenças com paciência, e conseguimos até respeitar pontos de vista divergentes dos nossos. Com a educação musical o indivíduo começa a apurar mais os sentidos – não somente a audição e sim vários outros, como, por exemplo, enxergar o espaço em que vive, de uma maneira mais humana e menos mecânica.

Ao percebermos que somos indivíduos únicos e especiais, passamos a contribuir para nossa comunidade, de modo a ser um todo mais harmônico e pluralizado, ou seja, em que as diferenças são bem-vindas, pois, é delas que se faz uma sociedade mais ética e coerente, com pessoas capazes de exercer a cidadania.

Além de propiciar uma visão mais sensível do mundo, a cultura pode influenciar na aprendizagem, pois, nos molda de dentro para fora e quando percebemos, somos indivíduos totalmente diferentes do que éramos, pois conseguimos desconstruir paradigmas e preconceitos existentes em nós. Percebemos que somos capazes de nos mudar, basta querer.