Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Coral – dicas para quem quer participar

coral estudo voz

A modalidade de canto coral é uma das mais tradicionais no mundo da música. A sua principal característica é produzir apresentações com vozes de timbres variados. A divisão de vozes ocorre por conta das diferentes tessituras. Veja neste artigo algumas dicas para ter sucesso no coral e garantir um bom entrosamento entre todos os participantes.

Definam o estilo musical e as características do grupo

No coral várias pessoas com diferentes personalidades ocupam o mesmo espaço com um objetivo em comum. Essas diferenças precisam encontrar um ponto convergente para decidir o estilo musical e os objetivos do grupo. Existem corais voltados apenas para música gospel, outros para músicas brasileiras, música clássica etc. Na verdade, não há regras. O coral pode optar por aquilo que mais faz sentido para o grupo. Definir um estilo ajuda até mesmo a organizar o repertório e também os estudos. Isso porque os participantes conseguem ficar mais focados em um objetivo comum.

Outra dica importante é definir as características do grupo. É um coral apenas com vozes femininas? Ou um coral misto? Qual é a idade mínima para participar do grupo? Essas perguntas não são meros detalhes e precisam ser bem definidas. Afinal, a combinação de vozes pode mudar totalmente o resultado da apresentação.

Não menos importante é a definição dos encontros do grupo. Os ensaios são fundamentais para o entrosamento e qualidade da apresentação. Por isso, é necessário definir um calendário semestral para decidir as datas dos ensaios e grupos de estudo.

Teoria musical ajuda a aperfeiçoar a prática

O coral é uma ótima opção pra quem gosta de cantar. Isso porque as aulas práticas são constantes. No entanto, isso não significa deixar de lado uma parte importante: a teoria musical. É por meio da teoria que podemos conhecer e melhorar o ritmo, a afinação e a percepção musical.

Existem muitos materiais de estudo para se aprofundar na teoria e na história da música. Isso não deve ser visto como algo menos importante no coral. Para ter qualidade na parte prática o domínio da teoria é mais do que essencial. Por isso, quem embarca no canto em grupo precisa também gostar de estudar.

Aproveite para estudar em grupo

Um dos pontos mais positivos do coral é que os ensaios e apresentações ocorrem de forma coletiva. Por isso, uma boa ideia é criar grupos de estudo paralelos ao grupo principal. Os grupos podem ser pequenos, com os cantores divididos por categoria de voz. Um exemplo: todas as vozes soprano se reúnem de vez em quando para realizar estudos coletivos. Porém, não há problema também se a preferência for por grupos de estudos com mais integrantes e com vozes variadas.

Os estudos permitem que os participantes do coral aprofundem o conhecimento adquirido. Além disso, são uma ótima forma de socializar e dividir experiências. Quem tem mais dificuldade em ritmo, por exemplo, pode focar os estudos mais nesse assunto.

Na internet existe muito material que pode servir de apoio para quem quer se aprofundar na música. Porém, vale aproveitar os grupos de estudo para ensaiar o que foi aprendido em aula.

O mais importante é que o grupo esteja engajado com o projeto. Quanto mais interesse houver, maiores são as chances de sucesso e satisfação.

5 motivos para estudar Teoria Musical


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!