Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Saiba de que forma a cultura popular está transformando a nossa sociedade

sabra-música-cultura-popular-contados-grupo-povo-danças-sociais-sociedade

Quando falamos sobre a cultura, discutimos sobre o que forma um povo. A sua língua, danças típicas e tudo aquilo que torna esse grupo diferente, são as tradições e costumes de um grupo, as características que os tornam particulares.

No Brasil, um país com um território tão vasto e diverso em sua cultura popular, é possível encontrar diferentes formas de ver o mundo.

Por ser natural, a cultura popular não apenas faz parte da identidade de um povo, como também pode transformar vidas quando entra em contato com as pessoas.

A naturalidade da cultura popular

Há vários tipos de cultura, não apenas a popular. Cada um desses tipos é denominado conforme a sua maneira de se formar, seu impacto sobre a identidade de um grupo, sua função na sociedade, enfim. A cultura popular é diferente por diversas razões, mas principalmente, pela sua naturalidade.

Diferente de outros tipos de cultura, como a erudita que é formada por profissionais, por exemplo, a popular nasce de um povo, de forma totalmente natural. Os costumes são passados a cada geração e não vêm de profissionais, são criados e contados por meio da tradição oral, para as gerações mais novas.

Um bom exemplo é a quantidade de contos populares que constituem as lendas brasileiras. São histórias contadas de pai para filho, sem registros formais, mas que por conta da tradição, passam anos sendo contadas para crianças e adultos.

Podemos ir muito além ao falar sobre cultura, a qual não se trata apenas da história desse grupo, como também dança, música, linguagem e muito mais.

A importância dos projetos culturais

Por conta dessa espontaneidade da cultura popular para surgir e também para ser repassada para as gerações é que ela é tão ligada à identidade de um povo. Por isso, quando os projetos sociais usam a cultura como instrumento de transformação o sucesso é certo.

Isso acontece por conta da importância de valorizar a cultura popular. Podemos pensar em um grupo de adolescentes, por exemplo, que participam de um hipotético grupo de dança. Se esse projeto trouxer algo muito longe do cotidiano desses jovens, pode ser que eles tenham grande estranhamento e não se sintam parte do trabalho.

Porém, quando inserimos a cultura popular, escolhendo uma dança com a qual estão acostumados, ou ainda, inserimos a dança popular que eles conhecem mesclando a novas informações de cultura, teremos muito mais chances de sucesso. Assim, a cultura se torna uma grande ferramenta.

Não apenas para grupos específicos, a cultura popular está transformando a sociedade como um todo. Por isso é tão importante promover a valorização da cultura de um povo. Cada expressão cultural tem a sua importância, porém, não podemos deixar de lado uma vertente cultura apenas por não se tratar de envolvimento de profissionais da arte.

Quando um povo é valorizado e sua cultura espalhada para outras partes do país, toda a sociedade tem a ganhar. A atuação desses indivíduos em sociedade traz novas informações para arte brasileira, promovendo enriquecimento da cultura do país.

Gostou? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso trabalho!


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

O valor do patrimônio cultural para memória e identidade do povo

Criado por: Agência RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!