Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

CULTURA POPULAR

Cultura Popular

Como a cultura popular se manifesta no nosso meio?

Caracterizada por carregar sabedoria em suas narrativas, a cultura popular se manifesta em nosso meio através das tradições que são passadas de geração em geração, sendo os elementos culturais que diferenciam comunidades, regiões e países.

Rituais e mitos tendem a dominar a cultura popular, que conta com cerimônias, festas típicas do povo e narrativas com um fundo de lição moral. A transmissão da cultua popular é feita, em grande parte, de forma oral, sendo passada dos mais idosos para os jovens.

A cultura popular se manifesta em áreas diversas, pela literatura, artesanato, gastronomia e música, entre outras, tendo na interação entre as pessoas de diferentes locais e suas crenças a origem desta forma de cultura.

O Brasil e sua cultura popular

Riqueza define a cultura popular brasileira, que conta com inúmeras categorias devido ao regionalismo. Há variadas formas de músicas, danças e uma gastronomia diversificada e deliciosa, como a comida baiana e mineira.

Na cultura popular do Brasil, podemos destacar algumas manifestações:

• Literatura de cordel: Influência dos portugueses, do tempo da colonização, esta literatura se apresenta em folhetos, que ficam pendurados em cordões de barbantes nas praças, feiras, mercados e bancas, por isso é chamada de literatura de cordel. Foi na Bahia que a cultura começou e depois foi para todo o nordeste.

• Frevo: Poesia, coreografia e música são as expressões presentes neste gênero musical que se destaca em Olinda e Recife, no Pernambuco, e surgiu nos anos finais do século XIX, sendo passada de pais para filhos desde então. No carnaval, o sucesso é garantido, sendo uma manifestação da cultura popular brasileira resistente, que representa de forma importante o que é a diversidade da cultura no país.

• Congadas de Minas: com origem no período da escravidão, esta é uma cerimônia que várias comunidades mineiras fazem para celebrar alguns santos católicos, como Santa Efigênia, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Há nesta tradição cultural traços da religiosidade herdada dos africanos.

Além destas importantes formas de manifestação da cultura popular em nosso meio, podemos citar o Bumba-meu-boi, do Maranhão, em festejos juninos; jongo, do sudeste; o fandango caiçara, presentes nos litorais sul de São Paulo e norte do Paraná; o tambor de Crioula, manifestação em dança típico do Maranhão. Há ainda o samba, o folclore e a música sertaneja que merecem ser lembrados, entre as muitas outras formas de expressão da cultura popular.

Manifestações culturais dão vida a uma comunidade

Em um mundo cada vez mais globalizado, manter a cultura popular é uma forma de manter a vida de uma comunidade, conservando suas tradições e a história.

Pode-se dizer que a cultura popular se manifesta em nosso meio naqueles rituais e formas de expressão que são passados de geração em geração.

Nascida dos costumes e do conhecimento de um povo, essa cultura abrange todo tipo de manifestação. Seja o artesanato, a comida tradicional, a literatura, os rituais e encenações, as danças, cantos e a música.

A cultura popular, portanto, representa e se manifesta nos contornos das comunidades, apresentando sua identidade.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!