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O papel do professor no processo de aprendizagem

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Transmitir o conhecimento é um desafio, especialmente quando levamos em consideração as condições em que muitos educadores têm de atuar no Brasil. Some a isso a grande responsabilidade de ser o profissional cuja influência permitirá um futuro bem-sucedido dos alunos, seja dentro do sistema-escola ou enquanto indivíduos com um bom desenvolvimento socioemocional e crítico. Não é tarefa fácil e há, evidentemente, um ponto nevrálgico em todo este processo – a educação básica. Por isso, vale a pena entender qual é o papel do professor de ensino fundamental no processo de aprendizagem.

Na base de tudo, estão os saberes acadêmicos e científicos acumulados pelo docente. Em um segundo nível, as práticas pedagógicas que permitem a transmissão deste saber nos espaços voltados à educação. Na prática cotidiana, ele será o educador o responsável por administrar situações de estímulo à aprendizagem. De igual forma, ele favorecerá os relacionamentos interpessoais, mediando conflitos e diferenças para que o ambiente da sala apresente-se democrático.

Qual o papel do professor de ensino fundamental no processo de aprendizagem: atribuições modernas

No primeiro ciclo do ensino fundamental, é principal função do docente orientar a criança a ler, escrever e fazer as primeiras operações matemáticas. Devemos considerar também que as atribuições dos educadores estão mudando. Exemplo: o papel do professor de fundamental no processo de aprendizagem começa a envolver tecnologia nas atividades de classe. O objetivo é potencializar o aprendizado, função que sempre se desejou presente nas salas de aula.

Afinal de contas, engajar as crianças é fundamental para que o ensino realize todo o seu potencial construtivo. Neste sentido, as aulas tradicionais, em que o aluno é mero subordinado e recebe passivamente um conteúdo linear, já não surtem efeito. Mais do que dar aulas, o professor atualmente deve facilitar a troca de conhecimentos, o que implica em ensinar o aluno a aprender e questionar o que foi aprendido. No primeiro ciclo do fundamental, este é um papel de extrema importância para garantir maior produtividade nas etapas vindouras. Em suma, dizemos que é preciso estimular o cérebro infantil em sua fase de desenvolvimento.

O aprendizado em diferentes ciclos

Comprovadamente, um cérebro estimulado cria mais conexões, o que impulsiona habilidades de aprendizado e memorização. Para que o estímulo seja completo, os professores recorrem aos cinco sentidos da criança, a fim de gerar respostas cognitivas. De forma lúdica, são apresentadas músicas, por exemplo, que podem ser grandes aliadas da educação, tnto por seus efeitos psicofisiológicos como pela maior capacidade que têm para envolver os alunos.

Na segunda metade do ensino fundamental, o papel do docente é estimular o desenvolvimento crítico. É neste momento que a independência do aluno deve ser alimentada no sentido de pensar e agir. Paralelamente, é preciso que haja muito cuidado para que a adaptação entre as duas etapas não seja brusca. Do mesmo modo, é onde o ensino demanda mais atenção às dificuldades individuais. Um apoio necessário para que o estudante não recaia em evasões quando o nível médio se iniciar.

Ensino e desenvolvimento de habilidades críticas

O que esta breve exposição nos responde sobre qual o papel do professor de ensino fundamental no processo de aprendizagem? Em resumo, os educadores iniciam os alunos nas atividades de leitura, escrita e realização de operações matemáticas. O raciocínio, a capacidade interpretativa e a habilidade para ler, escrever e argumentar são expandidos a partir de então. Tudo isto de forma a engajar o aluno, possibilitando que cada vez mais ele possa ligar a sala de aula às questões do mundo em que habita.

Identificar dificuldades e estimular o bom relacionamento em classe também serão atividades dos educadores de nível fundamental. Há, evidentemente, muitos papéis que transcendem o escopo da aprendizagem na profissão. Em alguns casos, o papel do educador será até mesmo prelúdio ao amparo oferecido pelo serviço social. E isso porque ele possui colocação privilegiada para identificar vulnerabilidades nos seus alunos. Assim, os professores são cúmplices e motores do aprendizado, ao mesmo passo que são um canal de amparo para os alunos, seja por suas dificuldades educacionais ou devido às questões extraclasses.


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Ensino Fundamental e Música

Texto por: RedaWeb

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