Saiba para onde são destinada as doações através do Imposto de Renda

Muita gente sabe que é possível doar parte do Imposto de Renda todos os anos, seja em cima do valor devido ou a restituir. Para isso, basta preencher a declaração mais completa já informando para a Receita Federal que você deseja fazer essa doação. Mas para onde esse valor é destinado se é conduzido ao governo? É isso que você verá agora!

Fundação da Infância e Adolescência (FIA)

Uma das possibilidades é doar a porcentagem permitida para o FIA. Já falamos sobre ele por aqui, mas resumidamente seu objetivo é captar recursos para viabilizar projetos que atendam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Ele é amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, por isso, é bastante confiável.

Boa parte dos projetos financiados pelo FIA são de caráter cultural – o que é muito interessante, já que crianças carentes têm pouco ou nenhum acesso à cultura. Assim, elas podem receber educação musical ou participar de um coral, por exemplo, atividades que nunca tinham imaginado. Programas culturais expandem os horizontes desses jovens e os fazem ganhar perspectiva.

Lei de Incentivo ao Esporte

O resgate de crianças e adolescentes de famílias carentes também pode acontecer por meio do esporte. Por isso, se preferir, você pode doar a porcentagem permitida do seu imposto para a Lei de Incentivo ao Esporte, ajudando a financiar projetos nesse segmento.

Fundo Nacional do Idoso

Esse fundo é bem semelhante ao FIA, inclusive, também existe nos âmbitos nacional, estadual, distrital e municipal. A diferença é que aqui os fundos recolhidos são destinados para projetos sociais elaborados para atender pessoas idosas em diferentes municípios brasileiros.

Lei Rouanet

Pessoas físicas também podem apoiar o Ministério da Cultura, doando a porcentagem dos seus impostos para a Lei Rouanet. Dessa forma, você se torna um incentivador de um dos projetos culturais que são produzidos e difundidos pelo MinC. É uma possibilidade para quem deseja fomentar a produção cultural do país.

Posso doar diretamente para uma instituição?

Aqui, trouxemos alguns exemplos de fundos e leis para os quais as doações do Imposto de Renda podem ser destinadas. Há quem prefira doar diretamente para uma instituição, como as ONGs, por exemplo.

Isso é possível, mas o cuidado que recomendamos é em relação à confiabilidade dessas entidades. Afinal, se você doará parte dos seus impostos, certamente faz questão de que esse dinheiro seja bem utilizado em prol de alguma melhoria social, certo?

Por isso, antes de fazer a sua doação para uma entidade, procure conhecê-la pessoalmente, saber mais sobre os projetos que realiza, que tipo de público atende, quantas pessoas já foram beneficiadas pelas suas atividades. Também é interessante perguntar quais são os programas futuros que precisam de recursos para ser tirados do papel.

Leve em consideração a transparência dessa entidade, o quanto o representante dela estará disposto a abrir para você e se existe um sistema de prestação de contas.

Para fazer a diferença, todo o cuidado é pouco! Com tantos projetos precisando de ajuda, é importante garantir que os seus recursos serão bem empregados.

 

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!