Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Qual é a diferença entre música folk e música sertaneja?

sertanejo-folk-música -estilos

É bem provável que você já tenha ouvido falar por aí que o folk e a música sertaneja são a mesma coisa. No entanto, ainda que tenham elementos em comum que estimulem essa associação natural, como é o caso do uso de violão de 12 ou 6 cordas, na teoria o folk e o sertanejo são bem diferentes e não devemos vincular os estilos.

Vamos falar mais sobre essa temática?

O folk é um ritmo popular originado nos Estados Unidos e Reino Unido que fala sobre o dia a dia e histórias no campo e de comunidades interioranas como um todo. Já a música sertaneja nasce no Brasil e já sofreu algumas ramificações, como o sertanejo caipira, ou seja, o sertanejo raiz; e o sertanejo urbano, que se popularizou originalmente em São Paulo.

Enquanto esse primeiro é mais comum em cidades de interior e marcado por rodas de viola; o sertanejo urbano é dançante, mais popular em capitais e fala, sobretudo, de festas, amor e curtição.

É fato que os dois estilos musicais têm instrumentos muito similares, como a gaita, o violão e o banjo. No entanto, tanto o nascimento como as temáticas das músicas são muito distintas. O folk fala quase que exclusivamente da cultura americana, enquanto a música sertaneja é nacional, tem melodias animadas e que rapidamente grudam tanto que quase se apropriam nos ouvidos.

De acordo com o professor Henrique Austran, formado pela New England Conservatory of Music e doutor em música pela USP, os estilos pouco conversam e, se fossemos comparar o sertanejo universitário com algum ritmo americano, provavelmente seria com o country music. De acordo com ele, o sertanejo universitário é um ritmo urbano, originado em São Paulo e de classe média. Ainda que sofra influência direta da música norte-americana, é mais comum encontrarmos nele elementos da terceira geração do country music, que teve como principal percursor Johnny Cash.

Ele também acredita que o folk americano possa, sim, servir de inspiração para muitos músicos, inclusive os do sertanejo nacional. No entanto, ele acredita que fica muito mais no aspecto motivacional do que de vínculos mais formais.

 

Quais são os mais famosos cantores nesses estilos musicais?

 

No folk podemos dizer que um dos cantores mais famosos, tanto nos EUA como no Brasil é Bob Dylan, que se popularizou na década de 60 e até hoje é muito famoso nesse estilo.

Além dele temos também Minus Zero, Masters of War Slow Train e A Hards-rain a gonna-fall.

Bandas como Nantes, Elephant Gun, Beirut, Mumford & Sons e The Rip Tide também se popularizaram muito nos últimos anos.

Por outro lado, podemos afirmar que no sertanejo a lista também é bem grande. Inicialmente, o gênero se popularizou com cantores como Zezé de Camargo e Luciano, Luan Santana e Gusttavo Lima. No entanto, hoje em dia já existem muitos percursores do sertanejo e os principais deles, especialmente no cenário do sertanejo universitário são: Jorge & Mateus, Henrique & Juliano, Maiara & Maraísa, Marília Mendonça, Marcos & Belutti, Zé Neto & Cristiano, Clayton & Romário e Zé Vaqueiro.

Como garantir o preço acessível à energia para todos?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!