Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

O que é contratenor?

contratenor-voz-castrati

Assim como cada pessoa tem a sua personalidade, cada indivíduo possui uma voz característica. Hoje, existem seis tipos diferentes de extensão vocal, sendo o contratenor uma das mais raras delas.

O contratenor foi durante muitos séculos considerado uma extensão vocal feminina, fazendo parte da música vocal sacra. Apenas no século XX esse tipo de voz ganhou espaço nos palcos das óperas, principalmente para substituir os castrati.

Extensões vocais

Atualmente, existem seis tipos de extensões vocais mais comuns. Elas são divididas entre vozes masculinas, femininas, graves ou finas:

— Soprano: voz feminina mais aguda. Apresenta uma limitação no alcance das notas mais graves, entretanto, possui ótimo alcance para notas mais agudas.

— Meio-soprano: voz feminina média. Ele está entre o soprano e o contralto, por isso, é mais versátil. Seu timbre é mais encorpado e a tessitura da voz está na região média.

— Contralto: voz feminina grave. São extremamente expressivas, podem variar entre um tom mais aveludado para um mais pesado.

— Tenor: voz masculina aguda. Possui um timbre mais claro, mas suas pregas vocais são menores em relação ao barítono.

— Barítono: voz masculina média. Mais pesado que o tenor, tem os graves bem definidos e alcança agudos mais encorpados.

— Baixo: voz masculina grave. Timbre robusto e de sonoridade profunda.

O que é um contratenor?

Contratenor é uma voz masculina com tessitura de voz feminina, por isso, é extremamente rara. Sua extensão de voz vai do Sol2 até o Ré5 e sua tessitura pode corresponder ao de uma meio-soprano ou contralto.

Para alcançar essas notas, o contratenor utiliza falsete ou voz modal para alcançar os timbres femininos, sendo que isso só é possível através de treinamento constante.

Durante muitos anos o contratenor não tinha espaço no canto lírico, já que os castrati cumpriam essa função. Com a proibição dessa técnica, o contratenor volta a ganhar popularidade durante a segunda metade do século XX, com o sucesso da ópera Barroca.

Atualmente, os contratenores têm espaço garantido em diversas formas de música clássica. Já nas produções de óperas eles são muito utilizados para atuar como os personagens que antes eram escritos para castrati.

O que eram os castrati?

O contratenor ganhou espaço como um substituto dos castrati. Mas o que é um castrati? Essa era uma prática comum no século XVI e se manteve por muitos anos.

Nela os meninos eram castrados antes da puberdade para manterem o timbre mais fino e agudo. Sem os hormônios, as cordas vocais masculinas não crescem e o homem não fica com uma voz mais grave.

Esse efeito cria uma voz única, com uma tessitura muito parecida com o de uma mulher adulta. Apesar do contratenor substituir o castrati, as vozes não são iguais. Esse efeito só pode ser alcançado através de intervenções cirúrgicas para alterar as cordas vocais.

Mesmo sendo efeito de uma mutilação horrível, a voz dos castrati era imensamente apreciada durante aquele período. Tanto, que era comum os pais quisessem que seus filhos passassem pelo procedimento, com a esperança de facilitar o seu sucesso.

Tipos de voz: você sabe qual é a sua no canto?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!