Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Quantos gêneros musicais existem?

sabra-música-gêneros-conhecer-mundo-brasil-brasileiro-sociais-surgiu

Música é um elemento que marca forte presença na vida de todas as pessoas, seja nos momentos de felicidade, tristeza, descontração ou qualquer outro. Nesse contexto, vale ressaltar que cada um tem suas preferências, que variam de acordo com os gostos pessoais, os momentos vividos.

No universo musical, há muitos gêneros musicais espalhados pelo mundo, cerca de 400 a 500. No entanto, o que vamos conhecer agora são alguns dos principais e diferentes gêneros que marcam presença e estão espalhados por todo o extenso território brasileiro. Nessa questão, se destaca a riqueza da diversidade musical presente no nosso Brasil. Confira alguns dos gêneros:

Samba

Símbolo do Brasil quando se fala em música, o samba teve sua origem no estado da Bahia e se espalhou pelas outras regiões brasileiras, principalmente no Rio de Janeiro.

Pagode

Trata-se de uma derivação do samba, este gênero surgiu entre as décadas de 1970 e 1980, no Rio de Janeiro nas rodinhas de samba, bastante comuns na época e localidade.

Forró

Com forte presença no Nordeste brasileiro, o forró teve seu ápice com a atuação de Luiz Gonzaga. Atualmente, há diferentes ritmos com algumas variações.

Jazz

Trata-se de um dos gêneros mais antigos de todo o mundo, caracterizado pela origem nas comunidades negras na região de Nova Orleans.

Rock

Com características bem marcantes, o rock surgiu na década de 1950 e é um dos mais conhecidos no Brasil e no mundo inteiro. Normalmente é tocado por bandas.
Sertanejo
Este é um dos gêneros bastante comum no Brasil desde os anos 1980 com as primeiras duplas que surgiram, como o Chitãozinho e Xororó, por exemplo. Variação das músicas caipiras, hoje em dia elas têm variações.

Blues

Caracterizado por notas mais baixas, este gênero se originou nos estados Unidos e se espalhou mundo afora, inclusive no Brasil.

Gospel

As religiões têm seu estilo próprio de música, que se tornou muito popular em todos os lugares do mundo. A música gospel remete à fé e à adoração a Deus e pode ter diferentes ritmos e variações.

Eletrônica

A marca desse gênero musical é a utilização de equipamentos para sua produção. Dentre eles, podemos citar gravadores digitais, sintetizadores, computadores, entre outros.

Funk

Outro gênero que teve origem em comunidades negras americanas é o funk. Ele surgiu na década de 1960 e, hoje em dia, é bastante conhecido em diversos países e conta com algumas variações.

Conhecimento musical e transformação de vidas

Conhecer as músicas, seus gêneros e estilos vai muito mais além do que fazer o uso da música para o próprio bem-estar. No mundo atual, diante da importância cultural e histórica da música na vida em sociedade, ela pode ser utilizada como uma ferramenta de mudanças sociais.
E foi com essa intenção que surgiu a <a> Sociedade Artística Brasileira </a>, que atua na promoção da integração e inclusão de jovens e crianças carentes nas cidades de Betim e Belo Horizonte.
Com programas, que incluem orquestras, oficinas e corais, a instituição também estende o atendimento aos familiares de seu público. Quer saber como as artes podem fazer a diferença na vida desses jovens? Então, entre em contato e conheça todos os nossos trabalhos.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
    – Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

    PATRIMÔNIO CULTURAL E MÚSICA


    Texto por: RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!