Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Inclusão Social

Inclusão Social Assistente Social

Inclusão Social: Qual papel do assistente social nesse processo?

Atualmente, o assistente social tem papel importante no processo de inclusão social do indivíduo. Ele é responsável por compreender a educação de maneira abrangente e mediar o processo de inserção social. A Sociedade Artística Brasileira (SABRA) visa incluir jovens na música de forma profissional, permitindo sua formação artística desde cedo.

Inclusão social

Muitos adolescentes estão em situação vulnerável em nossa sociedade, sofrendo discriminação, devido à baixa renda e outros fatores. Com isso, parte se envolve com as drogas, a prostituição e o mundo do crime.

Diante disso, o assistente social da SABRA traz apoio para esses jovens através da cultura e da arte. Com isso, permitimos a sua integração no mercado de trabalho através do coral e da oficina musical, por exemplo. Assim como propiciamos um ambiente protetor e familiar para esses jovens, dando-lhes condições maiores para planejar um futuro melhor.

Sociedade Artística Brasileira (SABRA)

Ela foi fundada em 2003. Possui sua sede em Betim, Minas Gerais. É uma associação civil que não possui fins lucrativos e tem como objetivo trazer a inclusão social com ações educativas, culturais e sociais, promovendo a capacitação musical de jovens e sua integração no contexto cultural. Seja pela orquestra sinfônica ou pelo coral, nossos alunos recebem uma educação musical que lhes permite tornar pessoas capazes de seguir por rumos e objetivos diferentes.

A SABRA possui em aberto a Oficina Musical de Betim, em Minas Gerais (Escola de Música), o Coro e Orquestra de Câmara Lobo de Mesquita, a Orquestra Sinfônica de Betim e os Corais Adultos e Infantis em Belo Horizonte e Betim. Trabalhamos com partituras de música brasileira dos séculos XVIII e XIX.

Educação musical e Coral

A educação musical e o coral na SABRA contam com recursos tecnológicos para garantir a eficiência do processo de inclusão social pelo ensino. Foram beneficiadas 562 crianças entre 7 e 11 anos em 2018. São utilizados programas desenvolvidos especificamente para a música. Entre eles, softwares para manipulação de partituras durante os ensaios e aprendizados musicais.

Também utilizamos programas de síntese sonora, treinamento auditivo e sequenciamento durante nossa educação musical. Além disso, softwares de acompanhamento conduzem ritmos em que o aluno treina improvisação e harmonia durante as aulas.

Os professores também podem usar vídeos para explicar conceitos de educação musical aos estudantes. Assim também são usadas ferramentas de manipulação e gravação de áudios para obter um ótimo resultado.

Parte importante e fundamental do processo são as Rodas de Conversa. Nelas, os participantes são levados a refletir sobre temas como: cidadania, responsabilidade, relacionamento interpessoal, deveres e direitos sociais, dentre outros.

Esses professores realizam o trabalho de inclusão social através da educação musical ministrada aos alunos em situação de risco na sociedade. Eles fortalecem o seu desenvolvimento social, familiar, cultural e comunitário. Com isso, eles são inseridos em um ambiente acolhedor e de inserção profissional.

Orquestra sinfônica

As orquestras permitem a responsabilidade social, o desenvolvimento musical e a autoconfiança por parte de seus estudantes. Eles são músicos que são inseridos na carreira artística e protagonizam uma nova geração de futuros cantores e compositores musicais.

Eles superaram obstáculos e conseguem alcançar seus objetivos a cada dia. Anualmente, são oferecidas 74 vagas para a participação de jovens músicos e 20.000 ingressos para concertos didáticos. Foram realizadas centenas de concertos nos últimos anos, de maneira pública e gratuita, o que beneficiou cerca de 80.000 pessoas. Podemos destacar as crianças e funcionários da rede escolar municipal de Betim, além de professores que auxiliaram na realização dos concertos musicais.

A SABRA se mantém por patrocínios e doações. Entre eles, o nosso principal patrocinador é o Instituto Unimed-BH. Recebemos benefícios da Lei Rouanet, que visa incentivar a cultura em nosso país. Outras parcerias fundamentais são com a Secretaria Municipal de Educação de Betim e a FUNARBE. A primeira disponibiliza a infraestrutura necessária ao funcionamento da SABRA. E a segunda é parceira na realização de concertos públicos em Betim.

Acesse o nosso site conheça melhor o trabalho da Sociedade Artística Brasileira, a SABRA, e permita que seu filho faça parte da nossa equipe de estudantes engajados no aprendizado musical.

Responsabilidade Social

Por meio do Instituto Unimed-BH, que conta com a doação direta ou via Imposto de Renda, mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores se uniram em uma grande rede de solidariedade para apoiarem diversos projetos em Betim voltados para formação de jovens e crianças, formação de professores da rede pública municipal em técnicas teatrais e atividades culturais gratuitas.

Em parceria com Sociedade Artística Brasileira (SABRA), o Instituto realiza projetos de musicalização infantil, formação de orquestras e corais em escolas púbicas, além da manutenção da Orquestra Sinfônica de Betim. Também desenvolve o Programa de Ações Formativas em Teatro (PAFT), na qual capacita os professores da rede municipal de ensino a usar a arte como instrumento de educação.

O Circuito Instituto Unimed-BH é outro projeto realizado em Betim. Ao longo do ano, diversas atrações culturais gratuitas ganham os espaços públicos da cidade. Entre as atrações está uma apresentação anual da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Esse ano, o Instituto Unimed-BH também trouxe para Betim a Campanha de Popularização do Teatro, que permitiu à população assistir a espetáculos teatrais a preços populares ou gratuitos. “É do interesse da Cooperativa manter e apoiar esses projetos nas cidades onde temos atuação”, reforça Samuel Flam.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!