Está disponível o Edital de seleção de candidatos para preenchimento de vagas para o Curso de Orquestra Sinfônica em Betim – 2019.

A Orquestra Sinfônica de Betim teve o início de suas atividades em 2014 como uma Orquestra de Câmara, formada exclusivamente por instrumentos de corda. Em 2015 foram abertas vagas para os naipes de madeiras, metais e percussão, proporcionando a formação sinfônica.

A iniciativa de constituição da Orquestra Sinfônica de Betim propõe a superação das dificuldades encontradas no Brasil para a formação de conjuntos musicais estáveis e duradouros. Além de permitir o acesso a um bem cultural que se encontra fora do alcance da maior parte da população, o projeto proporciona o aprimoramento técnico e artístico de jovens músicos, criando perspectivas de profissionalização e geração de renda. Neste sentido, a realização de centenas de concertos públicos gratuitos da Orquestra e Corais envolvidos nos últimos anos beneficiaram a mais de 120 mil pessoas, especialmente crianças, professores e funcionários da rede pública municipal de Betim. São também beneficiados 60 jovens músicos que além de uma bolsa incentivo, recebem orientação técnica e artística de profissionais atuantes nas Orquestras Sinfônica de Minas Gerais e Filarmônica de Minas Gerais e do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado.

 Download do edital.