Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Inteligência emocional das crianças

inteligencia-emocional-criança

Saiba como a arte pode ajudar no desenvolvimento da inteligência emocional das crianças

A inteligência emocional é uma habilidade, portanto, é algo a ser trabalhado e melhorado constantemente. Se desde crianças damos a oportunidade de o indivíduo desenvolver tal característica, mais adultos maduros emocionalmente teremos no futuro. Um exemplo de instrumento que ajuda nesse desenvolvimento, é o contato com a arte.

As crianças são propícias ao aprendizado, por conta de seu estado de desenvolvimento físico e emocional. A fase infantil é então, uma grande oportunidade para aprender desde cedo a lidar com os próprios sentimentos, com o outro e os acontecimentos que virão ao longo da vida.

Saiba como a arte ajuda as crianças em seu desenvolvimento de inteligência emocional neste post!

A importância da arte no desenvolvimento das crianças

As produções artísticas, de forma geral, são uma expressão do ser humano, revelam a sua individualidade. Para os pequenos, é uma forma de mostrar ao mundo parte de si mesmos, gerando assim, mais autoconhecimento. Esse conhecimento é importante também na fase infantil, pois ajuda a lidar com os problemas do dia a dia.

Além disso, esse contexto colabora para que a criança tenha outras maneiras de expressar os seus sentimentos e desejos sem, necessariamente, falar sobre eles. Aos poucos, é possível trazer à tona aquilo que está dentro de si sem que seja doloroso, mas de forma natural e mais madura.

A criatividade como ferramenta

A criatividade, infelizmente, é algo que o ser humano costuma perder ao longo dos anos, ao menos é o que imaginamos que acontece, pois não recebemos muito incentivo para manter essa habilidade na vida adulta. Já as crianças, têm de sobra e é relevante usar essa capacidade para ajudar a tratar das próprias emoções.

O momento de fluxo criativo é que traz à tona sentimentos que muitas vezes os pequenos não sabem que têm. Afinal, no início da vida tudo se transforma em algo novo e eles carecem de aprender, inclusive em relação ao que sentem e como se expressam.

Como um acréscimo ao autoconhecimento, o uso da criatividade também permite estar mais sensível aos outros ao redor. Isso tudo é parte do desenvolvimento da inteligência emocional.

Os resultados no futuro

Os frutos que a sociedade colhe quando há esse tipo de trabalho com as crianças são muito preciosos. Os adultos que possuem inteligência emocional são capazes de ter mais conhecimento de si mesmos enquanto indivíduo e também ter maior empatia para com os outros ao redor.

Dessa forma, o autocontrole e a sensibilidade ao que acontece são muito maiores. Assim, temos pessoas mais saudáveis em suas relações interpessoais e também em sua vida profissional e, por consequência, uma sociedade melhor.

Viu como desenvolvimento de inteligência emocional para as crianças pode ser um investimento, não apenas hoje, como também na sociedade do futuro? Saiba que a arte é uma ferramenta primordial para essa aprendizagem e ter o contato com ela proporciona amadurecimento das questões emocionais dos pequenos e gera adultos mais saudáveis no futuro.

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Click to listen highlighted text!