Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Musicalização Infantil: importante ou fundamental?

musicalização-infantil

Musicalização infantil: um processo importante ou fundamental?

Nos primeiros anos de desenvolvimento, a acesso à arte e cultura é imprescindível para que a criança aprimore aspectos importantes que irão acompanhá-la ao longo da vida. Entenda os benefícios da musicalização infantil

.

O que é musicalização infantil?

A musicalização infantil é um aprendizado essencial para a educação da criança e sua formação como ser humano, podendo ser encarada como a “pré-escola da música”. O processo de musicalizar permite a expressão de sentimentos através da música. Entre os benefícios, podemos citar:

• Melhora na concentração e coordenação motora;
• Desenvolvimento da sensibilidade musical;
• Incentivo à socialização e equilíbrio emocional;
• Treinamento do raciocínio e senso de disciplina;
• Acuidade auditiva.

É fato que antes mesmo do aprimoramento da fala, a criança desenvolve o senso de ritmo e canto através da reprodução de músicas e movimentos corporais improvisados. É por meio desses gestos e sons que a criança elabora seu conhecimento musical. As aulas de canto e o aprendizado de instrumentos oferece a possibilidade de aperfeiçoar e aguçar esses sentidos.

Como iniciar a musicalização infantil?

Infelizmente, o acesso ao ensino musical está longe de ser uma realidade para diversos brasileiros. No entanto, muitas iniciativas, públicas ou privadas, oferecem opções para a musicalização infantil.

É comum a criança encarar o aprendizado musical como um momento de brincadeira e distração e isso não está totalmente incorreto. É um passo para a maturidade musical.
Preparamos algumas dicas para iniciar a musicalização infantil.

• Brinquedos educativos, que sinalizam as notas musicais, são interessantes para um primeiro contato. A criança deve ser orientada a ouvir a música percebendo suas nuances, diferentes instrumentos e vozes.
• Mostrar vídeos de diferentes instrumentistas é uma alternativa para auxiliar na identificação de vários sons. Animais também podem ser um exemplo para ensinar sobre intensidade e tom.
• A memória musical deve ser trabalhada com diferentes conteúdos, não apenas as tradicionais músicas infantis. Experimente trabalhar a memória da criança com exercícios simples de identificação e reprodução musical.
• A prática é essencial para a fixação do que foi aprendido. O contato com a própria voz e também com instrumentos pode ser incentivado desde os primeiros anos.
• A busca por um projeto ou escola musical é um passo importante para que a criança desenvolva conhecimentos técnicos e aprenda em contato com pessoas diferentes do núcleo familiar.

Conclusão

Respondendo à pergunta que originou este artigo, sabemos que o processo de musicalização infantil é um processo importante e fundamental para um bom desenvolvimento cognitivo e motor da criança.

Musicalizar uma criança é permitir que ela se torne mais receptiva e sensível aos sons, auxiliando com uma conexão mais profunda consigo mesma e com o mundo ao seu redor. Esse processo deve ser estimulado desde a primeira infância para que o entendimento sobre ritmo, melodia e harmonia seja natural e prazeroso.

A SABRA (Sociedade Artística Brasileira) oferece um curso gratuito de musicalização infantil em Betim e em Nova Lima, Minas Gerais, direcionado para crianças regularmente matriculadas no 2º ano do ensino fundamental.

Permaneça conectado através de nosso site e redes sociais.

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Click to listen highlighted text!