Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça a incrível história do maestro João Carlos Martins

vida-maestro

Quando ouvimos o som de um piano, percebemos que ele vem repleto de sentimentos e sensações. Pode-se dizer o mesmo do trabalho de um maestro, que comanda com maestria os coros e orquestras.

A música realmente toca a nossa alma e estão presentes em muitos momentos especiais de nossas vidas. Considerando essa importância da arte, vamos conhecer hoje mais sobre a vida e as obras do maestro brasileiro João Carlos Martins.

Vida

Quando ainda era criança, João Carlos Martins ganhou um piano de seu pai, que apreciava muito o instrumento. Em seguida, deu início aos seus estudos na música. O sucesso e o reconhecimento já haviam começado nessa fase de sua vida, pois aos oito anos, ganhou um concurso para as obras de Bach.

Os estudos continuaram no centro de convergência das culturas Liceu Pasteur. Eram muitas horas dedicadas ao aprimoramento da prática do instrumento. Teve a chance de ter aulas com um grande profissional e professor russo de piano, José Kliass.

Ao longo de sua vida e carreira, passou por algumas dificuldades que o afastaram do palco, como quando sofreu uma lesão no braço e a sua condição com a distonia focal, uma condição que causa espasmo e outros diversos problemas de saúde, que comprometeram sua habilidade de tocar piano e o afastou do instrumento por um período.

No entanto, após muitas cirurgias e esforço para voltar a fazer o que mais amava, surgiram em sua vida as luvas biônicas, idealizada por um design industrial, emolduradas com a tecnologia 3d em conjunto com barras de aço inoxidável.

Trata-se de um projeto que permitiu que o sonho do pianista continuasse por meio dos benefícios que o objeto promove. O funcionamento das luvas biônicas se dá como o efeito de uma mola, que cria a capacidade das mãos afetadas por alguma condição de saúde realizar os movimentos.

Principais trabalhos l

Hoje em dia, João Carlos Martins é mundialmente conhecido pela qualidade e excelência do seu trabalho, principalmente em relação a sua participação nas obras de Bach, uma das suas principais produções. Com toda a bagagem, conquistou o título de vencedor de um concurso da Sociedade Brito de São Peterburgo.

Ao longo de sua vida profissional, ele teve outros reconhecimentos de grande importância, tais como o Recital Prêmio, em Washington, no Festival Casals; a inauguração do Glenn Gould Memorial, em Toronto; a estreia no Carnegie Hall; entre muitas outras participações em grandes orquestras em diversos países.

A arte na vida

E é com o intuito de mostrar a importância que a arte tem na vida da sociedade, principalmente para a população mais carente, é que mantemos a nossa organização. Desenvolvemos projetos que tem como objetivo a interação social dos jovens da comunidade.

A SABRA – Sociedade Artística Brasileira mantem uma Orquestra Sinfônica e a Escola de Música SABRA, o Coro e a Orquestra Lobo de Mesquita, além de corais infantis e adultos. Acesse nosso site, entre em contato e conheça todos os nossos projetos que fazem a diferença na vida das pessoas que apreciam a arte.

Maestro x regente: entenda as diferenças


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!