Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como reduzir o medo do palco?

medo-corpo-palco

Segundo pesquisa do jornal britânico Sunday Times, cerca de 40% das pessoas classificam o medo de falar em público como a sua maior fobia, enquanto apenas 19% falam sobre a morte e 22% pensa em problemas financeiros.

Ou seja, ter medo de estar em frente ao público é algo normal e natural. Todos têm medo do julgamento. Porém, esse medo não pode ser paralisante, afinal, paralisados não conseguimos entregar o nosso máximo potencial.

Com isso em mente, criamos este conteúdo exclusivo e sucinto para que você saiba como reduzir o medo de palco e ganhar mais confiança. Confira!

Evite o consumo de estimulantes

Um cafezinho, um refrigerante ou uma dose de destilado pode dar a impressão de que o artista está mais energizado e ativo, mas isso é um mito completo. O consumo de estimulantes, na verdade, impulsiona a produção de ansiolíticos no cérebro. Ou seja, você fica mais ansioso, nervoso, e às vezes até mesmo trêmulo.

O maior erro ao tentar superar um medo é fugir dele ou tentar mascará-lo. É preciso compreender esse sentimento como algo que protege o ser humano de frustrações, mas que deve ser vencido de maneira deliberada e ativa.

Respire fundo e relaxe

Muitas pessoas subestimam o poder de respirar fundo. No entanto, é comprovado que alguns minutos de meditação podem acalmar o seu corpo e reduzir a frequência de batimentos cardíacos, o que gera sensação de tranquilidade.

Respire fundo, contando as respirações e tentando esquecer tudo o que está em volta. No começo é difícil, mas com o tempo você se acostuma.

Energize o seu corpo

Agora que você está relaxado e compreendeu que o medo pode ser seu amigo, é hora de fazer o inverso e colocar mais energia no seu corpo.

Isso significa fazer aquecimento, seja vocal ou para soltar os músculos. Esse aquecimento pode ser dar pulos o mais alto que conseguir, correr sem sair do lugar ou até mesmo gritar, se for possível.

Não estamos falando no aquecimento tradicional, mas claro que ele também é importante. O que nos referimos aqui são movimentos que ajudam o seu corpo a ficar mais agitado sem que a sua mente se perca em pensamentos.

Se você entra energizado no palco, não tem o que temer, basta soltar todo o seu talento, pois o corpo estará pronto para ele.

Pratique o máximo possível e durma bem

Um dos maiores erros de todo artista é virar a noite ensaiando a apresentação.

A história de treinar enquanto eles dormem é uma meia verdade. Quando dormimos o nosso cérebro começa a filtrar as informações do dia para guardar o que é mais importante.

Se nesse dia você praticou de maneira deliberada, terá maiores tendências de lembrar todo o conteúdo da apresentação no dia seguinte.

Lembre-se que o medo de palco, na verdade, é a insegurança com a aceitação do público. Quanto mais você aceita o seu próprio talento, mais resultados conseguirá entregar no final.

Gostou desse conteúdo? Acesse a nossa página para mais dicas exclusivas que podem ajudá-lo a ter uma performance cada vez melhor!

CUIDADOS VOCAIS


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

%d blogueiros gostam disto:
Click to listen highlighted text!