Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Como a literatura pode influenciar no desempenho profissional?

literatura-conhecimento-sociais-sabra

A literatura é uma inesgotável fonte de conhecimento, senso crítico e empoderamento. A leitura é um hábito que deve ser incentivado desde cedo, ainda que, infelizmente, esta não seja a realidade no Brasil. Os benefícios da prática vão muito além da construção do cidadão. Ela também contribui diretamente para o desenvolvimento profissional. Mas de que forma a literatura possui um impacto positivo no ambiente corporativo?

São muitas as respostas, mas para começar, a literatura impacta diretamente na construção de um raciocínio dedutivo. Ao ler um livro, o leitor naturalmente é induzido a interpretar tudo o que leu e encontrar hipóteses para tal. O ambiente de trabalho é semelhante, já que a todo o momento desafia nosso raciocínio criativo, clama por soluções para problemas de diferentes naturezas. E acredite: leituras podem te ajudar nessas tomadas de decisões.

Foco

Concentração, atenção e memória são três pilares da literatura que podem ser incorporados no ambiente profissional. Quanto mais você lê, maior a sua capacidade de armazenar informações. Isto é fundamental em qualquer tipo de trabalho, ou seja, não perder de vista suas atividades e compreender todas as técnicas. A concentração demandada para ler um livro também é pedida no ambiente organizacional, facilitando a conclusão das tarefas e o alcance das metas.

Ler um livro permite a expansão de si mesmo e expande ainda a sua visão de mundo, a compreensão da realidade em sua volta. Grandes ideias demandam este tipo de conhecimento. É preciso interpretar criticamente o que está acontecendo, conhecer as diferentes realidades em uma mesma cultura. Dentre as possibilidades construídas a partir da literatura, o senso crítico aguçado sem dúvida é um dos impactos imediatos. Diante disso, é possível identificar oportunidades de mercado e estratégias para captação de clientes, caso sua atividade profissional seja dentro deste modelo.

O poder da argumentação

O embasamento criado a partir das leituras naturalmente também fará de você um profissional com maior poder de persuasão. Saber argumentar é fundamental não só para colocar em prática suas ideias, mas também para saber ouvir e tirar lições da visão do mundo do outro. Some-se a isso o desenvolvimento da oralidade, já que a literatura permite lidar com a vivência de terceiros. E já que não basta saber – é preciso ser compreendido -, a leitura estimula essas duas possibilidades simultaneamente.

A partir deste raciocínio, a literatura notoriamente também implica conhecimento de novas palavras, enriquecendo o vocabulário, e também resulta em uma escrita mais coerente. Dentro de uma empresa, a comunicação por meio de uma boa escrita costuma ser bastante valorizada. Não há como subestimar também o estímulo à socialização, fundamental em qualquer organização.

Inclusão social

Ainda que estejamos vivendo a era dos e-books, democratizar o acesso à literatura é um desafio e tanto no Brasil. Uma negligência do Estado muitas vezes preenchida pela atividade de projetos sociais e organizações sem fins lucrativos.

A Sociedade Artística Brasileira (Sabra), situada em Betim-MG, trabalha com jovens e famílias em situação de vulnerabilidade e promove a inclusão social através da educação musical (orquestra, oficina musical, corais, entre outras atividades). Uma instituição que ajuda a vencer a desigualdade no Brasil.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Clássicos da literatura que você pode ler de graça

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!