Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Literatura – Romances Brasileiros

literatura-brasileira

Os 7 melhores e mais importantes romances brasileiros

O Brasil é, sem dúvida, um país com uma incrível diversidade cultural e artística. Basta olhar tudo que é produzido em terras brasileiras, para entender como o nosso povo é criativo e talentoso. Em poucos assuntos isso fica mais claro do que na literatura. Então, se você quer entrar um pouco mais no universo da literatura brasileira, confira 7 dos melhores e mais importantes romances brasileiros.

1 – Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Um dos livros mais interessantes já escritos no Brasil. Narrado do ponto de vista de um defunto, Machado de Assis faz uma desconstrução da elite do Brasil no Século XIX. Além de ser um livro extremamente inovador, com uma técnica narrativa única para a época, o romance traz uma forte sátira a elite brasileira da época.

2 – Macunaíma – Mário de Andrade

Macunaíma conta a história do ponto de vista de um herói sem muito caráter. Também é um livro que reflete a criação do Brasil, misturando elementos tipicamente brasileiros com a presença estrangeira que surge no momento da nossa descoberta.

3 – Recordações do Escrivão Isaías Caminha – Lima Barreto

Um romance interessante, que troca um pouco da linguagem mais formal para um linguajar mais falado nas ruas, especialmente no Rio de Janeiro. É uma obra publicada em 1909, mas que ainda continua extremamente atual, contando a história de um mulato que é discriminado por sua cor.

É um livro importante por mudar o protagonismo das histórias brasileiras, tanto pelo uso de uma linguagem mais natural como por colocar as ações sociais como tema principal. Sem dúvida, um dos mais importantes.

4 – Vidas Secas – Graciliano Ramos

O nordeste e a seca são um dos temas que resultam em algumas das obras mais interessantes da literatura brasileira. É uma população que, muitas vezes, vive de forma relativamente isolada, trazendo histórias dos quais não existe muito conhecimento.

Neste livro, o autor conta a história de um casal que precisa tentar quebrar o ciclo de trabalho de fazenda em fazenda, para dar aos filhos uma educação que permite uma vida melhor. Também é uma obra extremamente atual,.

5 – Grande Sertão: Veredas – Guimarães Rosa

A maior enciclopédia do Sertão, este romance sempre está na lista dos maiores e mais importantes da história do Brasil. É um livro que aborda temas como amor, morte e até mesmo um pacto com o diabo.

Assim como o anterior, é um retrato de uma região do Brasil que vive de forma relativamente isolada, ainda mais na época em que foi escrito. Como todo bom romance, é um retrato da sociedade.

6 – Dom Casmurro – Machado de Assis

Outro dos maiores romances da literatura brasileira, Dom Casmurro é um pouco diferente. Seu objetivo não é fazer um retrato do Brasil, mas sim a criação e o estudo de um personagem, que dá o nome ao livro.

É uma obra que trabalha inúmeros pontos de vista, por conta de temas como ciúmes, adultério e sendo até mesmo analisado por psicanalistas. É uma obra extremamente poderosa e um dos maiores clássicos brasileiros.

7 – O Cortiço – Aluísio Azevedo

Por fim, este romance tem um personagem principal, João Romão e um tema, sua busca por enriquecimento. Porém, a maior riqueza está no próprio Cortiço, o conjunto habitacional no qual se passa, e na riquíssima relação entre seus moradores. É um livro que reflete o dia a dia e o comportamento do brasileiro.

A literatura brasileira é extremamente rica. Enquanto acima estão algumas das principais obras, existem ainda inúmeras outras que são importantes e que valem a leitura.

FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.

Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.

Sem custos para você e não interfere em outras deduções.

Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.

5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.

6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!