Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Saiba qual a importância do professor na vida de um aluno de ensino fundamental

sabra-música-professor-aluno-ensino-estudantes-sociais-fundamental-acesso-ajuda-culturais-momento-vida

A educação brasileira tem na evasão escolar um dos seus maiores problemas. Pelo menos um em cada quatro estudantes abandona os estudos todos os anos no país. Ainda que este fenômeno costume se observar a partir do ensino médio, é nas etapas anteriores que ele começa. O 9º ano, que precede estes estudos, apresentou queda de 14,2% nas matrículas entre 2013 e 2017, segundo o MEC. Trata-se de 1,8 milhão a menos de estudantes. É por isso que trataremos a seguir qual a importância do professor na vida de um aluno de ensino fundamental.

Este costuma ser um momento particularmente delicado para a vida escolar, pois é quando fatores geográficos e econômicos se acentuam e, por vezes, se interpõem no acesso da criança à escola. Há menores que têm de estudar em instituições muito distantes, onde não existe disponibilidade de transporte ou quem possa levá-las. O primeiro reflexo desta situação pode ser notado na crescente taxa de reprovação, que, ao final deste período, atinge 24,2%. Boa parte da evasão que será creditada ao ensino médio é resultado da defasagem que vai se criando aqui.

Qual a importância do professor na vida de um aluno de ensino fundamental: o primeiro ciclo

A questão poderia até mesmo ser respondida de forma generalista, pois é fácil compreender como a ação dos professores ajuda a melhorar a absorção de conteúdo. O que se reflete nas aprovações futuras que permitirão acesso ao ensino médio e também aumentarão a motivação do aluno. Este desafio não se resume a criar interesse, mas também inclui mantê-lo ao longo do ensino fundamental.

Engana-se, no entanto, quem pensa que a importância do professor irá se concentrar apenas nos anos finais desta fase educacional. Já no primeiro ciclo, o papel do educador é ajudar a melhorar o aproveitamento. Afinal, muito do que for plantado nestes anos será colhido no futuro. Um estudo do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper-SP) dá provas disso. O levantamento apontou que as melhores instituições de ensino superior estão nos estados cuja avaliação do fundamental-I é mais positiva.

Trata-se de indício que aponta para o quão importante é este momento da vida escolar; justamente uma fase em que a influência do professor sobre o aluno é maior, o que facilita inclusive a compreensão de seu impacto nas etapas posteriores de ensino. Para que alunos possam colher os frutos deste processo, o professor deve acompanhar e estimular seu percurso evolutivo, porque é neste momento que as bases do conhecimento serão lançadas.

Evoluindo entre fundamental I e II

Todas as capacidades que serão exigência para os estudos de nível médio começam aqui. A partir de leitura, escrita e operações matemáticas primárias, interpretação e raciocínio encontram terreno para florescer. Lembremos que o período da infância, que vai até os 8 anos, é aquele em que o cérebro está em formação. Portanto, é quando a receptividade às novas informações e operações cognitivas é maior.

O estímulo à leitura é outro processo no qual a importância do professor na vida de um aluno de ensino fundamental é percebida. Os educadores devem reforçar este hábito para que, ao chegar no segundo ciclo, ele seja melhor explorado. É inclusive neste momento, por volta dos 11 anos, que o estudante está apto a debater fatos sociais.

Trata-se de um âmbito privilegiado para ligar a realidade social do aluno aos estudos correntes. Como você pode notar, o professor é o agente educador e formador mais importante para um aluno do ensino fundamental. Seu papel favorece no longo prazo um maior acesso à formação superior. E mais do que isso, a todo o momento, ele é fundamental para o desenvolvimento de cidadãos mais críticos.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

<hr />

<h2>Se você gostou deste post:</h2>
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no <a href=”https://www.facebook.com/sabrabrasil” target=”_blank” rel=”noopener”>Facebook</a>, no <a href=”https://www.instagram.com/sabrabrasil/” target=”_blank” rel=”noopener”>Instagram</a>, no <a href=”https://www.linkedin.com/company/25002088″ target=”_blank” rel=”noopener”>LinkedIn</a>, no <a href=”https://twitter.com/ContatoSabra” target=”_blank” rel=”noopener”>Twitter</a> e no <a href=”https://www.youtube.com/channel/UCJw-kbuEvzUNdeQf20Pa-eQ” target=”_blank” rel=”noopener”>YouTube</a>!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. <a href=”https://www.sabra.org.br/site/acoes/” target=”_blank” rel=”noopener”>Acesse nosso site!</a>

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página <a href=”https://www.sabra.org.br/site/doe-agora/” target=”_blank” rel=”noopener”>Doe Agora!</a>

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Texto por: RedaWeb – Marketing Digital

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!