Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Música clássica

musica-classica-evolução

Conheça a sua origem e evolução ao longo dos anos

A música clássica é bastante difundida em todo o mundo. Antiga e muito respeitada, refere-se ao que chamamos de música erudita, distanciando-se da música popular e da música folclórica.

Esse é o estilo musical que carrega a maior variedade de música enraizada na cultura tradicional e secular desde o século IX até o presente, e segue cânones pré-estabelecidos no decorrer da história musical.

A música erudita, diferentemente das folclóricas e populares, é pautada em partituras que descrevem o ritmo, a métrica, a velocidade, a altura entre outros pormenores da obra tocada.

Algumas definições diferenciam a música erudita dos demais estilos musicais, como uma música mais séria, exigente e comprometida com a perfeição. Segundo o Dicionário Grove de Música, este tipo de música seria fruto da erudição e do estudo formal.

Porém, essa não pode ser considerada uma premissa correta, pois até os próprios músicos eruditos mais famosos imputaram quebras nesses paradigmas engessados dos anos antigos em relação à música clássica, introduzindo o romântico, a poesia e até mesmo a diversão em algumas composições.

A música clássica geralmente é tocada por orquestras, que são conduzidas por maestros. Os músicos que compõem a orquestra tocam diferentes grupos de instrumentos, todos com suas funções primordiais para a composição da obra.

Para não errarem durante os espetáculos, que contêm inúmeras músicas e acordes para serem recordados pelos músicos, os mesmos seguem a partitura. Improvisar não é algo praticado nesse estilo, como pode acontecer nos demais.

História

A música clássica foi desenvolvida na Europa, crescendo ao longo dos séculos. Podemos afirmar de maneira estimada, que teve início as suas primeiras aparições na música no período da música antiga, que inclui a música medieval (476 – 1400) e a renascentista (1400 – 1600).

Em seu início, era tocada para divertir reis e os nobres da corte, e em cerimônias religiosas. Cresceu e adquiriu notoriedade entre o fim do século XVI e a metade do século XVIII, quando começaram a surgir as orquestras, onde se uniam diversos músicos, com diversos instrumentos para compor e reproduzir obras em comum.

Por conta dessa notoriedade, a época entre 1750 e 1820 passou a ser conhecida como era clássica pelos estudiosos. Um dos maiores compositores desse período foi Johann Sebastian Bach, muito notório por sua contribuição na música clássica e Ludwig van Beethoven, com suas composições inovadoras, sentimentais e de extrema qualidade musical.

Foi na era clássica que os músicos começaram a desenvolver diversas formas musicais dentro da música erudita, como é o caso da sinfonia, dos corais, quarteto de cordas entre outras.

Já o século XX, foi de grande importância para a descoberta e criação de novas estruturas e novos instrumentos passaram a ser incorporados. Ou seja, foi uma época de grande experimentação na música clássica. Os instrumentos eletrônicos, por exemplo, passaram a ser desenvolvidos e valorizados no meio erudito, possibilitando diferentes formas de expressão para compositores e músicos.

Nesse período, que se estende estilisticamente até os dias de hoje, surgiram nomes importantes na música erudita, como Heitor Villa-Lobos, Claude Debussy e Igor Stravinsky.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.

Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.

Sem custos para você e não interfere em outras deduções.

Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.

5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.

6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!