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Como a música pode ser uma ferramenta pedagógica para as aulas de história?

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As obras musicais, assim como acontece no cinema e na literatura, testemunham o tempo de sua produção. São, portanto, registro histórico de um contexto artístico e social específico. Para além disso, o seu caráter lúdico pode ser considerado atemporal. Quando incluídas no processo de ensino tradicional têm o potencial de melhorar o contato dos alunos com a matéria estudada. A música pode ser uma ferramenta pedagógica para as aulas de história, por exemplo.

Sabe-se que esta prática específica possui considerável adesão no Brasil, não constituindo uma novidade. A inserção mais comum acontece através das letras de música, utilizadas para interpretação e análise de movimentos históricos. Apesar disso, vale tornar a prática mais interativa, apresentando experiências musicais que estimulem de fato os alunos. É preciso ir, portanto, além dos limites estabelecidos pelas páginas dos livros didáticos.

Uma opção é envolver os alunos em oficinas de música e outras atividades de caráter prático e apreciativo, o que acaba proporcionando uma integração mais efetiva entre discentes e a matéria institucional. São atividades que também facilitam a percepção da história como elemento vivo do qual as crianças e jovens fazem parte. Agregado de forma direta a tudo isto está o desenvolvimento de aptidões proporcionadas pelo ensino musical – sendo a criatividade um grande expoente!

Música e história

Já há muito tempo no Brasil as escolas apresentam canções para que através de suas letras se pratique a interpretação. Quando este elemento é abordado para além de eventuais características textuais é possível aprofundar o entendimento da história também. E isto porque se trata de um instrumento para assimilar a narrativa histórica e debater de forma crítica as suas implicações.

O estudo contextual é um benefício que não apenas história, mas outras disciplinas, tais como geografia e português, podem adotar. Pois uma composição é muito mais do que o resultado de um momento histórico e cultural específico. Afinal, todo gênero dentro da música possui reflexo de movimentos sociais e das culturas de determinados locais e épocas. A biografia de compositores e os contextos de produção colaboram para um entendimento mais global de outras épocas.

Evidentemente estas práticas podem evoluir para incluir a educação musical. Aliado a esta, o ensino da história pode enveredar-se pela significação implícita nas bases acústicas e estéticas da música. Imagine professores explorando questões como a transição entre o cantochão e as composições renascentistas, questionando por que as peças musicais deixaram de tratar assuntos exclusivamente religiosos ou debatendo como a racionalização do período colaborou para a evolução da polifonia – são muitas as possibilidades.

A música pode ser uma ferramenta pedagógica para as aulas de história

Quando aliamos a análise de canções à educação musical e interpretamos estes dados sob a ótica histórica oferecemos um rico panorama aos alunos. É prática capaz inclusive de envolver os alunos e que colabora para melhor entendimento de mundo, seja pregresso, presente ou futuro. O fato é que os debates que podem ser iniciados a partir desta arte são inúmeros.

Cabe lembrar ainda que o Brasil possui um reportório de grande valor a ser explorado em sala de aula, sendo inclusive uma boa forma de introduzir assuntos que vão de política às relações interpessoais, e até mesmo contextos culturais. É assim, e de muitas outras formas, que a música pode ser uma ferramenta pedagógica para as aulas de história.

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Criado por: Agência RedaWeb

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