Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Compositores famosos – Curiosidades

compositores-famosos-curiosidade

Conheça curiosidades sobre a vida de alguns dos compositores mais famosos do mundo

Eles escreveram seus nomes na história da música e formam parte do imaginário de qualquer jovem aspirante a seguir uma carreira musical. Confira agora 6 curiosidades de grandes compositores que mudaram o cenário da música mundial.

1. Mozart.

Natural da Áustria, Wolfgang Amadeus Mozart além de eternizar seu nome na música clássica, também teve sua vida transformada em um filme vencedor do Oscar de 1984 (Amadeus).

Sendo considerado um gênio, o compositor dominava instrumentos musicais como o violino e o teclado com apenas cinco anos, se apresentando para famílias reais como um grande prodígio.

O fato mais curioso da sua breve vida é definitivamente sua composição sobre gatos.

Muito fã do animal, Mozart lança uma música chamada “O Dueto dos Gatos” em que a esposa apenas responde o marido por meio de miados, até que o mesmo desiste e segue a mulher, respondendo também como um gato.

A música é relembrada até hoje em peças teatrais, evidenciando a imortalidade deste grande compositor.

2. Beethoven.

O pianista alemão fez história ao ser considerado um dos maiores compositores que já existiram no mundo.

Mesmo sendo considerado uma pessoa antipática e pouco educada em ambiente social, como restaurante, Beethoven obteve respeito quando aos 46 anos e quase surdo compôs sua sinfonia mais famosa, a renomada Nona Sinfonia de Beethoven.

O compositor viria a morrer três anos após o lançamento da sinfonia, talvez sem saber que a mesma ainda estaria sendo interpretada por orquestras mundo afora e encantando milhões de pessoas.

3. Vivaldi.

Antonio Vivaldi foi um músico italiano que iniciou sua carreira como padre, liderando um coral de vozes femininas dentro de um convento.

O que poucos sabem é que a obra do compositor permaneceu desconhecida por dois séculos, sendo resgatada apenas na década de 1930 pelo maestro Alfredo Casella, que organizou a Semana Vivaldi, transcrevendo e expondo as composições do artista.

Diferente de outros artistas, Vivaldi morreu na pobreza e vendia seus manuscritos em Viena por valores baixos, dando um lucro mínimo para sobreviver.

Estima-se que tenha falecido por complicações da asma que sofria desde jovem.

4. Villa-Lobos.

A música erudita brasileira também marca forte presença no cenário de compositores.

Um dos nomes mais famosos é Heitor Villa-Lobos, músico que desenvolveu a prática modernista no país, esforçando-se para legitimar a arte brasileira por meio das suas composições.

Além de compor óperas, Villa-Lobos foi um dos percursores do método Orfeão com aspectos brasileiros, especializado para a educação musical brasileira.

5. Bach.

Mesmo sendo um dos compositores mais famosos em todo o mundo, Johann Sebastian Bach não foi um nome muito conhecido na sua época.

Seu talento musical foi transpassado para os filhos, alguns tendo seguido a carreira do pai, entre eles estão Wilhelm Friedemann, mundialmente reconhecido por sua obra.

Bach morreu cego, enfrentando as dificuldades que uma cirurgia ocular malsucedida gerou na tentativa de recuperar a visão.

6. Chopin.

Assim como Mozart, o polonês Frédéric Chopin também despontou o seu talento para música ainda na infância, fazendo apresentações para famílias aristocratas da Polônia com apenas 7 anos.

Sendo um amante nato da música, o compositor dizia que gostava de sentir a música, e para isso frequentemente tocava e compunha no escuro.

A grande genialidade de Chopin para a música permitiu que ele transformasse o ritmo “mazurca”, um estilo de dança polaca popular, em algo que mais musical.

Tendo sempre um amor pela sua terra natal, seu último desejo foi que ao morrer, seu coração fosse levado de volta a Polônia, onde permanece até hoje na Igreja da Santa Cruz, na capital Varsóvia.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.

Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.

Sem custos para você e não interfere em outras deduções.

Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.

5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.

6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!