Uso da música para auxiliar o aprendizado de crianças

Ao longo da história da humanidade, a música sempre esteve presente em nossas vidas. São diversos ritmos e sonoridades diferentes com canções que tocam nossos corações e nos transformam internamente. Para crianças não é diferente: a música tem o grande poder de mudar percepções, principalmente na educação infantil.

Utilizar a música desde os primeiros passos da criança no universo escolar é um fator de enorme importância para desenvolver sensibilidade e estimular o cérebro, ajudando na capacidade de concentração e aprendizado dos alunos, por exemplo.

Por que a música é importante?

O nosso primeiro contato com a música vem antes da noção de convivência em sociedade dentro da escola. É no ventre da mãe que o bebê já começa a ter percepções dos diversos sons ao seu redor. São vários os estudos que comprovam que a música é essencial para um bom desenvolvimento da criança.

Das canções de ninar até aquelas que representam uma cultura e tradições de um povo, a linguagem musical é uma ferramenta muito importante para que, desde a fase infantil, tenhamos contato com novos sons e maneiras de composições para expressarmos nossos sentimentos e vontades.

Para que a nossa inteligência seja estimulada, precisamos impulsioná-la com alguns fatores e é aí que a música pode ser uma grande aliada no processo de educação. Incluir a musicalidade no ensino de crianças faz com que a parte cognitiva se desenvolva da melhor maneira possível, colaborando com questões racionais e emocionais.

É a partir da música que outras áreas do nosso cérebro são aguçadas, possibilitando um aumento da criatividade, senso rítmico, raciocínio e expressões corporais. Até mesmo a linguística é beneficiada, já que facilita o aprendizado de novos idiomas.

Como utilizar a música no processo de educação infantil?

A musicalidade pode ser apresentada para crianças por meio de brincadeiras e atividades que estimulem a socialização entre os colegas. O importante é não se limitar a apenas um estilo musical ou datas comemorativas, expondo os alunos diariamente aos diversos ritmos, instrumentos, sons e canções.

As cantigas de roda são as mais utilizadas nesse processo, pois além de ajudarem o cognitivo, também funcionam como atividade física. A socialização e expressão corporal dessas brincadeiras são fundamentais para a evolução da criança.

Para a alfabetização, é extremamente vantajoso utilizar canções com repetições de palavras e rimas para fixar o conhecimento no cérebro da criança. Assim, a memorização é fortalecida, influenciando também a concentração e raciocínio.

Música é vida!

Educar por si só já é uma tarefa difícil, mas pais e professores podem caminhar juntos nesse quesito, expondo a criança aos diversos estilos musicais existentes. É algo bastante benéfico para convivência em família e também entre os colegas na escola.

A música tem o poder de transformar vidas e até mesmo salvá-las. As harmonias, sonoridades e letras são fatores que modificam nossa alma, nos fazendo refletir sobre o tempo e marcam uma vasta história de tradições, culturas e costumes ao redor do mundo. Usar essa linguagem no processo de educação abre nossos horizontes e percepções da vida humana!

FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.

Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.

Sem custos para você e não interfere em outras deduções.

Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.

5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.

6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!