Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

É difícil entrar para uma orquestra?

sabra-música-orquestra-instrumento-musical

Fazer parte de uma orquestra é o sonho de muitos que desejam seguir carreira na música clássica.

Por ser um grupo seleto que reúne músicos virtuosos e que dominam um determinado instrumento musical, uma orquestra pode apresentar diferentes tipos de processo seletivo, a depender da sua finalidade.

Mas afinal, é muito difícil entrar para uma orquestra? Conheça mais sobre os critérios para a formação de uma orquestra.

Músico de orquestra

Um músico de orquestra, como o próprio nome sugere, é um instrumentista que atua em orquestras, de diferentes portes. Geralmente, ele se caracteriza por dominar o seu instrumento, bem como o repertório da orquestra, estudando as partituras que serão interpretadas e ensaiando com os demais músicos para a apresentação em espetáculos.

Os músicos de orquestra são profundos conhecedores da música erudita, das terminologias musicais, além de compreenderem bastante as teorias musicais.

Mais do que estudar as partituras e ensaiar performances, um músico de orquestra trabalha em conjunto com o maestro, o regente da orquestra.

Desse modo, a vocação para a música e a dedicação intensa aos estudos musicais são requisitos imprescindíveis para quem deseja viver profissionalmente da música, como um músico de orquestra.

Formação

Não é exigida nenhuma formação especial para entrar em uma orquestra. Também não é necessário ter alguma faculdade, bacharelado ou diploma.

No Brasil, geralmente, os músicos de orquestra são submetidos a um concurso admissional, podendo ser registrados em regime CLT ou contratados como freelancers, por espetáculos ou por períodos determinados.

Nesse sentido, os interessados em ingressar em uma orquestra devem ficar atentos aos editais públicos lançados, já que, em sua maioria, as orquestras são mantidas pelas prefeituras ou governos estaduais. Esses entes costumam publicar editais de convocação quando necessitam preencher novas vagas.

Os editais são publicados no Diário Oficial e têm as suas vagas abertas a qualquer interessado.

Capacitação

Embora não exija formação superior, a carreira de músico de orquestra demanda um vasto conhecimento de teoria musical e de domínio instrumental.

Para dominar um instrumento musical, por exemplo, são necessárias muitas horas de treino e estudos ao longo de anos. De preferência, a iniciação deve se dar precocemente.

Como o conhecimento musical não é inato, investir em cursos na área musical, como forma de capacitação é algo praticamente obrigatório.

Dessa forma, frequentar conservatórios ou escolas de música costuma ser um passo fundamental na preparação para ingressar em uma orquestra.

É possível ainda ter aulas individuais para aperfeiçoar a técnica instrumental.

De qualquer modo, não se trata de um caminho fácil.

Na preparação para os concursos, é essencial ter um cuidado todo especial no que diz respeito à manutenção do seu instrumento, que precisa funcionar perfeitamente no momento da avaliação.

Também é extremamente importante investir no aperfeiçoamento das técnicas e na escolha dos andamentos musicais, além de desenvolver uma sensibilidade aflorada às nuances de cada som e ensaiar exaustivamente as provas do concurso.

Todos esses elementos são indispensáveis para ser bem sucedido em uma avaliação e alcançar o objetivo de integrar uma orquestra.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog para ler mais artigos!


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

FORMAÇÃO DA SOCIEDADE E ARTE

Texto por: RedaWeb – Marketing Digital

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!