Qual o papel da arte na formação da sociedade?

Há no homem uma grande necessidade de se expressar, desde a era pré-histórica. A arte permite que emoções e sentimentos venham à tona, sendo este o seu papel na formação da sociedade: dar o sustento que ela necessita, ao garantir que a vida tenha significado.

O homem pré-histórico já criava arte como forma de expressão, ao representar aqueles tempos nas pinturas feitas nas cavernas, o que mostra como a arte está enraizada no ser humano.

São muitas as formas de expressão artísticas e cada uma delas possui significados diferentes, mas sempre tendo a harmonia e o equilíbrio aliados à beleza. Cinema, teatro, pintura e música são alguns dos muitos tipos de arte, que tornam a vida mais bela.

Influências da arte na construção da sociedade

O contato com a arte é importante, desde criança, pois aumenta os estímulos, permite o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de ser uma ferramenta para a inclusão social e de socialização.

Ao desenvolver o senso artístico uma pessoa passa a ter independência, definindo assim seus próprios referenciais ao observar o mundo. Desta maneira, a arte na formação da sociedade desenvolve cidadãos com uma capacidade maior para entender o sentido da vida, ao ler e interpretar textos, observar o ambiente, a natureza e nas pequenas coisas do dia a dia.

Cada indivíduo desenvolve, com a arte, sua percepção das obras, seja na criação ou apenas na observação, tendo suas experiências como pano de fundo. Uma obra de arte fala sobre seu criador e sobre o meio onde ele está inserido, por isso a história de um povo passa pela análise dos artefatos que foram deixados por ele.

Pontos importantes da arte para a sociedade

A arte influencia as pessoas e seus benefícios podem ser vistos em áreas diferentes em uma sociedade:

Expressão: seja nas poesias, nos quadros, na música ou em outras formas de arte, o papel principal dela para a sociedade é a expressão dos anseios, angústias, questionamentos sobre o amor etc. O artista partilha seus sentimentos e o público também tem suas impressões, tudo de acordo com as experiências de cada um, ajudando a dar um sentido para tudo.

Arteterapia: outro papel da arte para a sociedade atual é sua função terapêutica. Fazer teatro, entrar para uma orquestra ou coral, desenhar ou mesmo fazer artesanato pode ajudar no acesso aos sentimentos, trazendo um autoconhecimento e cura para questões emocionais.

• Cuidado com o planeta: muitas formas artísticas dão um novo sentido para objetos que seriam jogados fora, com a reciclagem que produz arte. Assim, a arte na formação da sociedade aparece em mais um papel, que é incentivar o lado criador do ser humano, que transforma o que seria lixo em algo com um significado novo.

Arte na educação: como nem todas as pessoas têm a mesma forma de aprender algo novo, a arte pode ser usada na educação para ampliar as formas de aprendizado, já que há perfis de aprendizado que assimilam melhor pela audição e outros pela visão, por exemplo.

O contato com a arte deve ser feito de modo a expandir a visão do mundo, a comunicação e a expressão, para levar ao conhecimento de si e do mundo. A arte é essencial para a formação da sociedade, ao desenvolver estes estímulos que levam ao aumento da autoestima e o pleno exercício da cidadania.

Se você gostou deste post:

– siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– Conheça o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– entre em contato com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!