Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Qual é o papel social da música dentro da sociedade

papel-social-música-sociedade

Basta olhar ao redor para perecer: estamos envoltos por sons. Desde ao acordar, até o momento de dormir, nosso cérebro capta diversos barulhos, incluindo trilhas sonoras. Mas você sabe qual é o papel social da música?

A música é algo tão comum e presente em nosso dia a dia que muitas vezes não nos damos conta do quanto ela é capaz de influenciar pensamentos e sociedade.

Basta pensar na história da música brasileira para compreender como as diferenças nos tons e vozes também foram capazes de impactar nossa forma de pensar, usar e vestir.

E então? Já identificou qual é o papel social da música? Continue acompanhando o conteúdo até o final e conheça a nossa história por meio dos sons.

Desde que nascemos fazemos som

Quando paramos para observar a trajetória da humanidade, nos deparamos com uma certeza: o som sempre fez parte da nossa comunicação.

Nos tempos da caverna, quando a maneira de conversar com o outro ainda era desconhecida, nossos antepassados utilizavam sons feitos com a boca para chamar a atenção ou para dar ênfase em determinadas situações.

Com o passar do tempo, fomos capazes de aprimorar a comunicação, utilizando os sons para complementar as palavras e as formas de dizer.

Hoje é quase impossível imaginar como seria o mundo sem poder ouvir e compreender diversos sons, não é mesmo?

E qual é o papel social da música?

Se a tentativa de criar algo com os sons que nossos antepassados faziam marcou nossa história, a relação do homem com a música não é diferente.

O som feito por bandas e astros famosos foram capazes de marcar gerações e momentos importantes da trajetória humana.

Do samba ao pagode, do rock ao funk, independente do estilo ou da época, todos esses ritmos são fundamentais para a construção da sociedade que conhecemos hoje.

Como o papel social da música mudou o Brasil?

Talvez essa seja uma das perguntas mais importantes que devem ser feitas quando o assunto é o papel social da música.

Quando avaliamos a história do nosso próprio país, podemos observar o quanto a música esteve presente em momentos marcantes.

O Samba, por exemplo, teve influência dos escravos brasileiros e a primeira música do gênero foi composta no início do século XX. Desde lá, essa trilha foi capaz de impactar e mudar a vida de diversos brasileiros.

Com a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira não foi diferente. Esses dois ritmos embalaram momentos históricos, como a luta pela desigualdade social ou o movimento pelas Diretas Já, contra a ditadura que foi instaurada entre 1964 e 1985.

Portanto, é fundamental saber que o papel social da música é relatar determinado momento da história ou até mesmo expor letras que são capazes de mostrar como é a sociedade atual ou o que deve mudar, seja na conquista de direitos ou responsabilidades.

É claro que outros ritmos como Pagode, Funk e Rap também marcaram gerações, sempre com o objetivo de mostrar o que não estava correto na forma como a maioria das pessoas enxerga o mundo.

Sendo assim, o papel da música é expor e reivindicar mudanças de determinados tempos da nossa trajetória.

FORMAÇÃO DA SOCIEDADE E ARTE


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!