Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Patrimônio material: saiba o que é e confira exemplos

patrimonio-material-bens-cultural

Para compreender plenamente o significado do Patrimônio Material, primeiramente, se mostra importante compreender o que representa o Patrimônio Cultural. Isso acontece uma vez que os dois termos estão diretamente ligados.

Em linhas gerais, o Patrimônio Cultural pode ser definido como uma reunião de todos os tipos de manifestações de algo que faça parte da cultura de um determinado povo. Assim, ele pode ser dividido em duas categorias: material e imaterial.

Esses dois conceitos têm ligação direta com a ideia de identidade cultural, que é importância para compreender melhor o Patrimônio Material. Além disso, também é importante compreender que a cultura está relacionada com vários aspectos distintos, indo da arte às crenças religiosas.

Portanto, aspectos com hábitos, moral, legislação e tudo o que faça parte da rotina de uma determinada população pode ser definido enquanto cultura.

A convivência em sociedade implica que todos que fazem parte de uma comunidade em específico naturalmente são consideradas como pessoas cultas, por causa de suas relações com s fatores citados anteriormente.

A definição a respeito de Patrimônio Material consta no Decreto-Lei n° 25/1937, que destaca que estes são formados pelo conjunto de bens culturais, móveis e imóveis, que existem no país e contam com uma conservação feita por parte do interesse público.

Assim, vale também pontuar que a sua vinculação está ligada a fatos memoráveis que fazem parte da história do Brasil por contar com um valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Portanto, os Patrimônios Materiais podem ser classificados de algumas formas diferenciadas, como bens móveis ou imóveis, que contam com características distintas.

De encontro ao que foi destacado, é possível compreender os bens móveis como coleções arqueológicas e acervos, sejam eles museológicos, bibliográficos, documentais, fotográficos, videográficos ou cinematográficos. Todos se enquadram nessa mesma definição.

Já os bens imóveis são considerados núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos ou até mesmo bens individuais.

Para entender um pouco mais claramente a respeito do Patrimônio Material, é possível exemplificar que ele se enquadra em um conceito mais simples, segundo o qual um bem considerado como um patrimônio pode ser tocado.

Logo, tipo de patrimônio pode ser formado por manifestações culturais materiais, assim como os espaços naturais, por exemplo. A título de ilustração vale citar os habitats naturais e as formações geológicas.

No Brasil, existem diversos patrimônios culturais materiais que estão dispostos em cidades que possuem um grande valor para a sociedade e para a história.

Essa definição a respeito desses locais foi feita por meio da Unesco. Os que constam atualmente são Ouro Preto e Rio de Janeiro, centro histórico de Olinda, Diamantina e Salvador e o Plano piloto de Brasília. Além disso, vale citar que alguns patrimônios naturais são Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional Serra da Capivara e Mata Atlântica.

Dessa forma, é necessário que os órgãos competentes avaliem esses locais e áreas para que seja constatada a importância histórica e social e, então, eles sejam considerados como Patrimônio Material.

Entender todos estes termos é de grande importância para obter uma definição e separação clara a respeito dos patrimônios materiais e imateriais em um país cheio de riquezas e de locais a serem descobertos ainda nos dias atuais.

Desafios para preservação do patrimônio material


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!