Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça os principais patrimônios culturais do Brasil

patrimonios-historicos-culturais-brasil

O Brasil é, sem dúvida, um dos países mais bonitos para se visitar no mundo. Seus atrativos históricos, culturais e naturais são únicos e proporcionam experiências incríveis e inesquecíveis para todos os seus visitantes.

Segundo a Unesco, o país é o 13º no ranking com maior número de patrimônios da humanidade espalhados pelo mundo, possuindo 22 bens tombados, em 17 estados diferentes.

Patrimônios culturais da humanidade são regiões ou áreas consideradas pela comunidade científica, fundamentais e inigualáveis.

Confira abaixo, os principais patrimônios culturais do Brasil.

Centro Histórico de Ouro Preto (MG)

A antiga capital mineira, construída no século XVII, foi reconhecida mundialmente por manter grande parte de suas características originais, principalmente a arquitetura civil e a religiosa. Entre suas preciosidades, estão as igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora de Pilar, sendo esta última, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro.

Centro Histórico de Olinda (PE)

Erguida pelos portugueses em 1535, Olinda aparece na distinta lista das cidades históricas para se conhecer no Brasil. É resultado do alcance da economia açucareira na região. As capelas, em contraste com áreas verdes e também o mar, formam paisagens deslumbrantes.

São Miguel das Missões (RS)

Patrimônio Cultural desde o ano de 1983, é o único sítio histórico tombado no sul do país. As ruínas da Igreja de São Miguel do Arcanjo são importantes na história do Brasil, por ser responsável pelo envolvimento das Missões Jesuíticas no século XVIII.

Pelourinho (BA)

Com mais de 800 casarões coloridos dos séculos XVII e XVIII, o Centro Histórico de Salvador, que já foi capital do país, segue como o contraste da nossa história.

Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG)

Tombado como Patrimônio da Humanidade em 1985, o rico conjunto barroco dos doze profetas que protegem a entrada do Santuário, são tidos como a maior obra de Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho.

Plano Piloto de Brasília (DF)

A capital do Brasil, contemplada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, segue atraindo admiradores críticos de todo mundo, sendo o símbolo máximo da arquitetura modernista do século XX.

Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

Pinturas rupestres de mais de 25 mil anos estão presentes neste sítio arqueológico brasileiro. Ademais, o parque possui uma vasta diversidade de fauna e flora típicas da Caatinga.

Centro Histórico de São Luís (MA)

Fundada pelos Franceses em 1912, São Luís é conhecido pelos quarteirões retangulares e prédios ornados com azulejos, além de ser a porta de entrada de um dos mais incríveis destinos do país: os Lençóis Maranhenses.

Centro Histórico da Diamantina (MG)

Minas Gerais é o estado com maior número de patrimônios históricos culturais no Brasil. O antigo Arraial do Tijuco é mais um que integra essa lista, sendo um dos destinos mais atrativos, tendo sua origem baseada na extração de diamantes.

Centro histórico da Cidade de Goiás (GO)

Também conhecida como Goiás Velho, a cidade é conhecida não apenas seu patrimônio arquitetônico, mas também por ser o retrato da vida típica do interior do Brasil.

Praça de São Francisco (SE)

A Praça de São Francisco atingiu o status de Patrimônio Cultural em 2010. Erguida durante a União Ibérica, essa praça une as características portuguesas e espanholas remetentes a este período, sendo uma das cidades mais antigas do país.

Paisagens Cariocas (RJ)

Status atingido em 2012, o conjunto arquitetônico em meio às montanhas, contornados pelo Oceano Atlântico e pela Baía de Guanabara, fazem jus ao apelido de “cidade maravilhosa” que o Rio de Janeiro tem.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha (MG)

E, por fim, a conquista mais recente novamente é das Minas Gerais! Em 2016, a Lagoa da Pampulha atingiu o status de Patrimônio Cultural devido a sua importância arquitetônica que o complexo desempenhou na primeira metade do século XX. A lagoa e os quatro prédios tombados são importantíssimos para a região de Belo Horizonte.

Fontes:

Férias Brasil:
https://www.feriasbrasil.com.br/especial/index.cfm?IDPagina=66

Levarti:

Os 14 patrimônios culturais da Humanidade que ficam no Brasil

Guichê Virtual:
https://blog.guichevirtual.com.br/patrimonios-culturais-da-humanidade-no-brasil/


Tesouros Musicais Brasileiros


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!