Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Saiba os principais desafios da erradicação da pobreza no Brasil

pobreza terra desemprego renda Brasil

No Brasil há muitas pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Parte desse problema é devido à sua história colonial e desenvolvimento tardio. A título informativo, em 2011, havia aproximadamente 16,27 milhões de brasileiros em condições de extrema pobreza, ou seja, com uma renda mensal inferior a R$ 70,00.

Esse é um tema que você tem interesse? Então, continue a leitura e entenda melhor os principais desafios da erradicação da pobreza no Brasil! Aqui, apresentamos os principais.

Centralização da renda

Você sabia que quase 30% da receita do Brasil estão nas mãos de 1% dos residentes do país? Esse patamar de concentração faz com que o país lidere a lista mundial dos que mais concentram renda.

Isso foi apontado pela “Pesquisa de Desigualdade Mundial 2018”, coordenada pelo economista francês, Thomas Piketty. O problema é que a concentração de renda gera riqueza para uns e pobreza para outros. Por isso, esse é um desafio significativo para quem busca erradicar a pobreza. Afinal, para erradicar a pobreza, é preciso desenvolver uma política mais forte de distribuição de renda.

Nesse sentido, podemos dizer que o programa Bolsa Família ajuda a reduzir a pobreza de algumas famílias brasileiras. No entanto, o valor transferido não é, muitas vezes, capaz de garantir o sustento ideal da família, garantindo não apenas que matem sua fome, mas também que tenha qualidade de vida.

Aumento da desempregabilidade

Ter um emprego com carteira assinada é uma forma de obter renda e, assim, de garantir mais qualidade de vida. O emprego contribui, de certo modo, para que as famílias elevem sua qualidade de vida, saindo da zona da extrema pobreza. Embora seja importante, como se vê, o Brasil conta com mais 11 milhões de pessoas sem emprego, que dependem, muitas vezes, do auxílio do governo para colocar alimento na mesa.

Nesse contexto, cabe dizer que a pandemia da Covid-19 contribuiu para que houvesse um aumento em relação ao desemprego. Muitas empresas fecharam suas portas, tendo que desligar funcionários. Outras fizeram isso com o objetivo de reduzir custos em um contexto de crise econômica.

O desemprego é, sem sombra de dúvida, um grande desafio, pois é essencial que o país trabalhe no sentido de promover mais empregos, para que assim haja redução no que diz respeito à pobreza.

Centralização das terras

O Brasil é conhecido como o país que centraliza não apenas a renda, mas também terras. Tanto isso é verdade que há anos há um movimento em atividade, chamado de Sem Terras, juntamente com o objetivo de garantir a distribuição igualitária das terras.

A centralização de terras é um problema que percorre a sociedade brasileira desde a época colonial, período em que houve a distribuição desigual das terras. Uns possuem larga extensão de terra, outros, sequer tem um pedaço de terra, o que faz com que eles, muitas vezes, morem nas ruas.

Ao distribuir terras, pode-se não apenas erradicar a pobreza, mas também garantir condições de vida digna para as pessoas que precisam de um espaço para viver.

Desigualdade social

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado. Para ler outros como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!