Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Dicas de podcasts para quem ama literatura

sabra-música-podcast,literatura,obras,podcasts

Existem muitos podcasts para quem ama literatura, um jeito diferente e agradável de ouvir sobre o tema. Não importa se é para estudar ou apenas saber discussões válidas sobre obras e personagens. Por isso trouxemos esta lista para te ajudar a ter muitas opções!

Cruzamentos literários

Os autores de diferentes países, como Angola, Portugal e Cabo Verde, se reúnem em conversas super interessantes nesse podcast. A iniciativa foi do Instituto Camões e a Associação Oceanos, em uma parceria que rende papos sobre como esses autores pensam questões em torno da literatura.

Livro Falado

Esse outro podcast da nossa lista é mais ligado ao universo infanto-juvenil, a ideia aqui é comentar sobre os lançamentos de obras na área. Quem comanda é a Globo Podcasts e o público pode ser dos leitores dessas obras, bem como professores que se interessam por novidades e discussões sobre elas.

Biblioteca sonora

Esse é originado do programa de mesmo nome, o podcast Biblioteca sonora, transmitido pela Universidade de São Paulo (USP). O alvo das conversas é em torno de autores e obras de pesquisas acadêmicas, envolvendo áreas diversas, então, vale a pena conferir para ficar por dentro de temas atuais.

Marca Texto

O podcast Marca Texto foi criado por meio da parceria entre o Guia do Estudante e o curso Anglo. O objetivo é discutir as obras que costumam cair em processos seletivos, como vestibulares. Uma ótima alternativa para quem está estudando aproveitar o tempo ouvindo sobre esse tema.

Pega Essa Ref

O Pega Essa Ref tem um clima mais leve, é apresentado por Kaique Brito, que fala sobre cultura pop e literatura. É também da produção do grupo Globo Podcasts e nele os convidados vão para discutir esses assuntos que estão mais em alta com o público da Geração Z.

Mulheres que Escrevem Podcast

Com outra proposta, o Mulheres que Escrevem Podcast tem o intuito de ressaltar obras que sejam de escritoras, discutindo entre mulheres também. Toda a produção é de mulheres, com objetivo de incentivar não apenas a discussão, mas a escrita para esse público.

Escritores-Leitores

Outra dica boa é o Escritores-Leitores, dessa vez o público é de escritores também, não apenas para quem ama literatura. Entre os apresentadores estão nomes como Eliane Brum, Conceição Evaristo e Ignácio Loyola Brandão, que falam sobre paixões em relação a esse trabalho.

Ciclo de podcast ABL

Por fim, há uma série de podcasts que fazem parte do Ciclo de podcast ABL, a Academia Brasileira de Letras. Entre eles estão “Meninos, eu li”, “Literatura brasileira no mundo” e “Como e por que ler os clássicos”. São opções para você que se identifica com alguma dessas propostas.

Esses são os podcasts para quem ama literatura que selecionamos. Agora, o que não faltam são opções, todas muito interessantes. Ouça alguns episódios para selecionar os seus preferidos ou vá direto naqueles que possuem uma proposta da qual você gostou.

Isso porque vimos que são alguns temáticos, outros mais acadêmicos, alguns dinâmicos e irreverentes. Portanto, vale a pena dar uma olhada.

Aproveite também para ser um parceiro em um de nossos projetos, entre em nosso site!


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Podcasts que falam sobre música

Conteúdo por RedaWeb – Marketing de Conteúdo

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!