Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça mais sobre a dança contemporânea

sabra-música-dança-diferentes-tipos-estilos-arte-contemporânea

A arte é uma espécie de manifestação humana que existe em todas as culturas e procura se comunicar com as pessoas de uma maneira simbólica. Há muitos tipos de arte e cada uma delas evoluiu ao longo dos anos, se adequando às mudanças dos períodos em questão.

Podemos citar a dança como um desses tipos de arte. Essa expressão artística consiste em movimentar o corpo seguindo um certo ritmo, na maioria das vezes acompanhado de música, e é praticada desde os tempos da pré-história, acompanhando a evolução humana.

E assim como há diversos tipos de artes, também há estilos diferentes de dança. Como dito anteriormente, eles foram surgindo em períodos diferentes, fazendo cada vez mais adaptações em sua maneira de se
expressar, possibilitando essa grande variação que observamos nos dias de hoje.

Um desses estilos que surgiu mais recentemente foi a a dança contemporânea, que possui uma proposta de expressão mais inovadora e não se baseia em técnicas predefinidas.

A dança contemporânea

Essa modalidade de dança surgiu nas décadas de 50 e 60 nos Estados Unidos, nascida da dança moderna, mas sem apresentar um tipo único de técnica e permitindo também que todos as pessoas possam praticá-la.

Diferente dos estilos anteriores, ela possui uma técnica mais abrangente, não se limitando a apenas um tipo de vestimenta, música, movimentos ou espaço. O que existe são diferentes processos de criação.

A dança contemporânea traz uma nova maneira de se expressar, totalmente diferente das anteriores, buscando ser mais experimental. Ela busca mais pela transmissão de ideias, sentimentos e conceitos.

Alcançou mais popularidade durante a década de 1980, principalmente por causa da liberdade maior proporcionada pelo estilo, que não se prende aos padrões estéticos clássicos das outras danças.

Ela constantemente traz inovações coreográficas, muitas vezes misturando estilos de dança totalmente diferentes, como hip hop e jazz. O seu maior diferencial está nas ideias, no conceito e em todo o processo criativo que é transmitindo pela coreografia.

Um ponto muito importante e que permite mostrar toda essa diferenciação perante as outras danças, é que ela também se utiliza de outros elementos durante seu ato, como fotografias, artes visuais, vídeos, entre outros.

O bailarino também tem mais liberdade para coreografar, ele tem mais autonomia em suas ações, podendo fazer improvisos, ter contato com outros personagens cênicos e utilizar figurinos interativos.

Essa dança abre as portas para a autoaceitação, a pluralidade e a inovação quando permite que diversos tipos de pessoas possam fazer parte delas, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e qualquer
um que nunca esteve ligado a qualquer tipo de arte.

Características

A dança contemporânea rompeu padrões quando fugiu do estilo tradicional da dança clássica. Por esse motivo se tornou uma expressão artísticas revolucionária. E o que faz dela uma arte tão única, são as suas características.

Ela não limita os vestuários, os movimentos ou a música, ela foge das técnicas definidas na dança clássica, valoriza mais a coreografia individual e as improvisações, adiciona outros elementos artísticos à dança, transmite diferentes ideias e conceitos através da coreografia e busca sempre se reinventar nesse meio.

Quer ler mais curiosidades sobre dança e música? Então entre em nosso blog para ter acesso a muito mais conteúdo!


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Saiba de que forma a cultura popular está transformando a nossa sociedade

Conteúdo por: Agência de Conteúdo RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!