Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça os x principais problemas ambientais do Brasil

problemas-ambientais

Sabemos que os assuntos ambientais são questões que vêm sendo pautadas em conversas de grandes líderes mundiais. Afinal, necessitamos do meio ambiente para sobrevivermos, já que nos oferecem oxigênio e alimento vivo.

Contudo, os problemas ambientais estão aumentando cada vez mais, prejudicando ecossistemas, extinguindo animais e proporcionando problemas futuros para a nossa saúde. No Brasil, não é diferente. Existem situações recorrentes e que precisam ser reduzidas para não causar ainda mais problemas à natureza.

Quer saber quais são? Então, confira o nosso post até o final e conheça os 3 maiores problemas ambientais no Brasil.

1. Queimadas

Em geral, podemos definir que as queimadas nada mais são do que o processo onde ocorre a queima da biomassa, podendo ser ocasionado com ou sem interferência do ser humano. Essa técnica é bastante utilizada pela agropecuária, que tem por objetivo fazer com que pastagens sejam renovadas para realizar a colheita de diversos alimentos, como é o caso da cana-de-açúcar, por exemplo.

Mesmo que a princípio elas possam parecer benéficas, já conseguimos entender que as queimadas em excesso acabam prejudicando ainda mais o meio ambiente, sobretudo por liberarem gases à atmosfera — gás carbônico — e por contribuírem com um problema global: o famoso efeito estufa.

Além dos gases que são despejados na atmosfera pelas queimadas, também podemos perceber outros problemas advindos dessa prática, como é o caso da morte de microrganismos que vivem no solo. Além disso, também observamos os riscos de erosões, destruição de habitats naturais e até mesmo a poluição das águas que são advindas das cinzas liberadas.

2. Desmatamento

Se tratando do desmatamento, que tem sido um problema real no Brasil e preocupante no mundo inteiro, é uma prática que consiste na retirada de uma determinada vegetação. Ela acontece em decorrência da ampliação de áreas para criação de gado ou plantações, exploração da madeira, ampliação de cidades, customização de estradas, entre outros relacionados.

Quando em excesso, esse problema se torna extremamente grave, pois acaba afetando a qualidade de vida dos seres humanos e de outros animais envolvidos em gerações futuras.

Isso porque, entre as principais consequências geradas por essa prática, estão as mudanças climáticas, destruição de ecossistemas importantes para a vida no planeta, redução da fertilidade do solo, erosões e outros fatores que contribuem com a perda da biodiversidade.

3. Assoreamento

Na questão do assoreamento de rios, podemos perceber o aparecimento de partículas mais sólidas, que tendem a obstruir o corpo d’água. Entre as causas principais, podemos lembrar do desmatamento, da erosão e até mesmo a degradação da mata ciliar, que são tipos de vegetações que ficam próximas aos corpos d’água.

Em consequência dessa ação, observamos a redução da profundidade nesses locais, além da diminuição da correnteza nessas áreas.

Sem contar que a água tende a ficar mais turva, fazendo com que a luz não chegue até a camada mais funda da água, e logo, microrganismos e plantas aquáticas não consigam realizar a fotossíntese. Tudo isso apenas contribui para a morte do ecossistema, tornando os rios sem vida.

Quais medidas tomar para reduzir esses problemas?

Mediante aos problemas ambientais que mais assolam o Brasil, é preciso pensar em formas de reduzir essas ações, para que os impactos no meio ambiente diminuam cada vez mais. Para isso, vejamos algumas medidas eficientes e sustentáveis de evitar ou reduzir esses problemas:

• Evitar a criação de queimadas;
• Reflorestar áreas desmatadas ou judiadas pelas queimadas;
• Diminuir o uso de combustíveis fósseis;
• Reduzir o consumo;
• Não jogar lixo no chão e realizar corretamente o descarte;
• Reduzir o consumo excessivo de água;
• Aumentar a utilização de energias renováveis.

Gostou desse artigo? Agora que você já sabe os principais problemas ambientais do Brasil, siga as dicas citadas acima para contribuir com o meio ambiente e tornar o planeta ainda mais habitável para as futuras gerações.

Principais desafios da preservação dos ecossistemas brasileiros


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!